Destaques
A rotina de quem convive com as cheias em Lindolfo Collor
Região – Setembro começou dando as caras no sábado, com chuva que se estendeu durante o dia inteiro, dando uma trégua no domingo. Porém, esse volume de água acumulado fez com que os arroios da região transbordassem, causando transtornos e prejuízos para as pessoas.
No sábado, por exemplo, em Lindolfo Collor, o Arroio Feitoria chegou aos 4,30 metros, adentrando em alguns pátios das residências localizadas em 48 Baixa, Nova Esperança e Capivarinha.
Quem teve que lidar com o aumento do nível do Feitoria no sábado foi a dona de casa, Nadir Vogel, de 43 anos. Morando em 48 Baixa desde 1986, Nadir disse que não pensa em se mudar, mesmo com a chuva já tendo invadido a sua casa inúmeras vezes e perdido praticamente todos os móveis. “Em 2011, eu consegui salvar somente a geladeira e o sofá. O resto dos eletrodomésticos, móveis, inclusive as camas, foram todos inutilizados”, relembrou. A dona de casa relatou que no sábado, dia 3, mesmo a chuva não sendo tão intensa, a água do Arroio Feitoria – localizado nos fundos de seu terreno – chegou ao seu pátio. “Não dormi direito no final de semana, preocupada com a cheia. Morando todos esses anos aqui, acabei desenvolvendo algumas técnicas, como colocar tijolos debaixo dos móveis ou levar algumas coisas para a casa da minha mãe, que mora ao lado da minha casa. Se não tivesse parado de chover, teria que apelar para isso”, contou.
- Nadir mora há 32 anos no mesmo local e não pensa em se mudar. (Créditos: Jorge Boruszewsky)
- Em Lindolfo Collor, o Arroio Feitoria começou a baixar o nível na segunda-feira, 3 de setembro, após chegar aos 4,30 metros no sábado. (Créditos: Jorge Boruszewsky)
Quem não compartilha da mesma ideia da Nadir é a autônoma Leonice Castro Dominguez, de 37 anos. Morando há apenas dois anos e meio em 48 Baixa, Leonice pensa em se mudar, pois a água já invadiu a sua casa, deixando-a temerosa quanto à possibilidade de uma nova cheia adentrar a sua residência. “A gente nunca sabe quando vai acontecer de novo. No final de semana não consegui dormir pensando nisso”, comentou.
Leia também:
Chuva começará a diminuir na região e sol deve aparecer durante o dia