Destaques
Acessibilidade nas ruas de Ivoti: cadeirante improvisa rampa para conseguir se deslocar na rua onde mora
Ivoti – Os paralelepípedos são obstáculos na vida de Rejane Führ Spaniol, de 47 anos. Residindo no bairro 25 de Julho, Rejane não fica impossibilitada de sair de casa, mas mesmo assim, encontra dificuldades para se deslocar até o Centro, por exemplo, quando vai a algum estabelecimento. “Começa a ficar mais tranquilo de transitar quando chego perto da Taqi. Antes disso, tenho que ficar oscilando entre a calçada e a rua”, comenta.
Para facilitar o seu acesso na saída da sua residência, a família de Rejane improvisou “rampas” de brita e areia, já que não existe asfalto na rua da República, no trecho onde ela mora. “Tem outras ruas na volta que são de chão batido também. Existe promessa de asfaltar aqui no bairro há tempos, mas até agora nada”, lamentou a filha, Tatiane Spaniol Mengue.
Uma das preocupações de Rejane será o novo endereço, na rua da Independência, no bairro Farroupilha, já que calçadas e estrada estão em estado precário naquele bairro. “Minha cadeira já estragou várias vezes quando andava perto do campo do Ivoti. Tive sorte que o meu genro arrumou ela, senão ficaria impossível de me locomover por aí, já que sou tetraplégica e dependo dela para tudo”, relatou.
Leia também:
Acessibilidade nas ruas de Ivoti: os obstáculos encontrados pelos cadeirantes no município