Geral
Acidente com morte em Nova Petrópolis reforça campanha de Maio Amarelo
Nova Petrópolis – A vereadora Kátia Zummach usou seu momento de fala durante a sessão da Câmara da última semana, para se solidarizar com a família de Matheus Gabriel dos Santos, de 24 anos, vítima de um acidente de carro no sábado, 29 de abril. Kátia disse que sentia uma imensa dor, pois conheceu o rapaz durante a revitalização da Escadaria da Esperança. “Meu forte abraço à família, Dificilmente se supera algo assim.
Durante o mês de maio, a Câmara de Vereadores está realizando diversas publicações em alusão à campanha, com o objetivo de conscientizar a sociedade diante do alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Nova Petrópolis, a celebração “Maio Amarelo – Atenção pela Vida” passou a integrar o Calendário de Eventos do Município em 2018. A lei é fruto de um projeto de lei do Poder Legislativo, encaminhado pela própria vereadora.
Kátia é engajada na causa pois, na juventude, foi vítima de um atropelamento. Um ano mais tarde, seu pai acabou falecendo após ser atropelado na ERS-235. Durante a sessão, os demais vereadores também se solidarizaram com a família de Matheus.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 1,35 milhão de pessoas são mortas no trânsito a cada ano. São também estes acidentes a maior causa de morte de pessoas entre os 5 e os 29 anos, sendo os pedestres, ciclistas e motociclistas as maiores vítimas.