Geral
Ações para segurança nas escolas são ampliadas em Nova Petrópolis
Prefeitura investiu em sistemas de videomonitoramento e apoio psicológico
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – A Prefeitura de Nova Petrópolis tem feito investimentos para ampliar as ações de segurança nas escolas do município. Entre as ações, destacam-se a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as escolas municipais e o oferecimento de apoio psicológico.
O videomonitoramento que começou a ser implantado há quase dez anos segue em constante ampliação. Neste ano a rede de câmeras em mais 58, divididas entre o centro, os bairros e as escolas. Além disso, todas as escolas possuem cercamento físico para barrar o ingresso de pessoas desconhecidas no interior dos prédios.Os novos investimentos foram feitos e todas as 14 escolas que receberam a tecnologia de vídeo, um botão de emergência que está em fase de testes e tem contato direto com a Brigada Militar e a Polícia Civil de Nova Petrópolis. Além disso, a cidade também conta com softwares de reconhecimento facial instalados em pontos estratégicos e que ajudam as polícias a atuarem na identificação de suspeitos.
ZONA SEGURA – Outras duas estruturas instaladas no centro reforçam o trabalho de proteção. Na Praça das Flores e Rua Coberta está a chamada “Zona Segura”, equipamento constituído de câmera com som integrado que permite a interlocução dos agentes de plantão na Brigada Militar com o público do local, através de sistemas de alto-falantes, e fornecendo imagens em 360 graus. Ainda no centro, mas na avenida 15 de Novembro em frente ao Parque Aldeia do Imigrante, também está colocada uma “Torre de Segurança” para ser utilizada em situações de emergência. Ela permite a realização de videochamada com a polícia, com imagens em tempo real de quem está entrando em contato.
Cuidado com a saúde mental dos estudantes
Outra ação é o cuidado com a saúde mental dos estudantes. Desde o primeiro semestre deste ano todas as escolas passaram a contar com o suporte de psicólogos, que acompanham e orientam os estudantes quando são identificados comportamentos de risco. Os acompanhamentos podem ser solicitados por professores ou pela própria vontade do estudante – neste caso, ele encontra nos profissionais um espaço de acolhimento para os seus problemas individuais. “O objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento saudável dos alunos, promovendo um ambiente seguro e acolhedor”, destaca Carina Correa, coordenadora da Rede de Saúde Mental.