Geral
Ações sociais serão promovidas nos bairros com mais registros de violência doméstica em NH
Uma nova estratégia para alcançar e auxiliar o maior número de mulheres vítimas de violência doméstica e sexual está sendo desenhada pela Rede Integrada Laço Lilás. A ideia do grupo é promover nos próximos meses atividades envolvendo alguns bairros da cidade, como Boa Saúde, Canudos, Diehl e Santo Afonso. Nessas ações, serão ofertados atendimentos gratuitos voltados à comunidade, como cortes de cabelo e manicure, divulgando os serviços da rede com o apoio de profissionais que atuam em salões de beleza, orientados previamente para amparar aquelas que revelam o drama vivido em suas casas e locais de trabalho.
A proposta surgiu por sugestão da futura procuradora especial da mulher da Câmara, vereadora Tita (PP), com base na sua experiência como cabeleireira e em atividades semelhantes que participou. “Essas ações sociais acabam envolvendo toda a família”, mencionou a parlamentar, lembrando que maridos e filhos também serão bem-vindos e devem receber orientações. Ela acredita que os presidentes de associações de bairro são os principais divulgadores dentro da comunidade e podem auxiliar a rede a promover a iniciativa. A vereadora Patricia Beck (PPS), procuradora especial até o final de maio, e a servidora Carolyne Andersson apontaram que o Mato Grosso do Sul realizou eventos semelhantes para conscientizar as vítimas de violência.
Para facilitar a organização das atividades, o grupo deverá se dividir conforme cada evento. O próximo encontro está agendado para o dia 7 de junho, às 8h30min. Estiveram presentes também à reunião a coordenadora de gabinete da vereadora Tita, Liliane Machado Kasper, a coordenadora das Políticas Públicas para Mulheres de Novo Hamburgo, Eliana Benkenstein, a coordenadora e psicóloga do Centro de Referência Viva Mulher, Elis Regina de Barros Evaldt, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Paula Michele da Silva, a escrivã da Delegacia Especializada para a Mulher de Novo Hamburgo, Roberta Larini, o capitão da Brigada Militar Wagner Wasenkeski, responsável pela Patrulha Maria da Penha, os soldados Midian de Mattos Oliveira e Vanderlei Santos da Rocha, a presidente da Comissão da Mulher da OAB/NH e secretária-adjunta do Comdim, Mara Eliane Peruffo da Silveira, a professora e advogada Claudia Maria Petry de Faria, as advogadas Camila Schmitz e Michelly Zilá Schuman, secretária da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/NH, a conselheira tutelar Tassi Wilborn e a representante do Conselho Municipal do Idoso, Glacira Eli Santos da Silva.
Fonte: Câmara Municipal de Novo Hamburgo