Geral
Acordo do Mercosul com UE beneficia produtores brasileiros
O acordo do Mercosul com a União Europeia, anunciado nesta sexta-feira, 28, depois de 20 anos de discussão, vai zerar tarifas para produtos agrícolas brasileiros como suco de laranja, frutas (melão, melancia, laranja, limão, entre outras), café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais.
Haverá ainda cotas para a venda de carnes, açúcar e etanol, entre outros itens, segundo informações divulgadas pelo governo brasileiro e a UE. Há pelo menos meia década o Brasil fazia investidas para embarcar carne suína e ovos processados para o bloco europeu.
Para a carne bovina, por exemplo, serão 99 mil toneladas por ano sem taxas do Mercosul para UE, 55% de carne fresca e 45% de congelada. Já a carne de frango serão 180 mil toneladas no ciclo de 12 meses.
O acordo beneficia também os produtores de cachaça. O reconhecimento da cachaça como produto brasileiro foi festejado pelos produtores da bebida. “Hoje, a exportação da cachaça para a UE fica aquém do potencial, se considerarmos o montante que o bloco importa de outras bebidas provenientes da cana de açúcar”, afirmou Carlos Lima, diretor-executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).
Créditos: G1