Conecte-se conosco

Geral

Ademir busca seu terceiro mandato como prefeito de Herval e se diz mais preparado

02/10/2024 - 10h40min

Atualizada em 03/10/2024 - 15h31min

Ademir concedeu entrevista na sucursal do Diário em Dois Irmãos, para o repórter Cleiton Zimer (FOTO: Bruno Wingert)

Candidato fala de novos investimentos em todas as áreas

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | Ademir Schneider está concorrendo ao terceiro mandato como prefeito, desta vez, pelo União Brasil – partido fundado no final do ano passado no município. Ao lado dele está a vice Graciela Sartori, do Progressistas [que é a novidade do cenário eleitoral deste ano, pois nunca concorreu a um cargo público]. Na coligação ainda estão PSDB e Cidadania.

Além de chefe do Executivo nos pleitos de 1993 e 2001, Ademir também presidiu a comissão emancipadora de 1988, enquanto ainda vereador de Dois Irmãos.

Em entrevista, foi questionado sobre o porquê da população ter que lhe conceder um terceiro mandato. Schneider disse se sentir ainda mais preparado, com mais vínculos, afirmando que além das relações políticas também possui contatos comerciais através dos quais pretende trazer novos investimentos ao município.

PARA ASSISTIR A ENTREVISTA AO VIVO CLIQUE AQUI

Queremos investir muito no turismo, resolver o problema da Cascata do Herval, da Caverna dos Bugres, incentivar os balneários. Temos que preparar a cidade para isso, para que Santa Maria do Herval seja uma parada obrigatória”, salientou.

Sobre a saúde, disse receber constantes reclamações dos moradores sobre o que chamou de “falta de humanização”. Afirmou que quer “devolver essa satisfação para as pessoas para que tenham um atendimento melhor.” Neste ponto, destacou sua vice. “Vai voltar para este trabalho de onde ela nunca deveria ter saído. Ela saiu por razões que não vou expor”.

Em seu plano de governo, Ademir promete a implementação de diversas especialidades médicas que necessitarão de mais profissionais. Atualmente, o município já enfrenta sérios problemas para conseguir equipes médicas, principalmente pela localização – distante dos grandes centros.

Ademir disse estar ciente disso, mas, não explicou na prática como pretende resolver a questão. Afirmou, no entanto, ter boas relações. “Vamos buscar profissionais e acredito que vamos encontrar em todas as áreas.” Destacou também que quer fazer convênios com hospitais das cidades vizinhas, como Gramado e Dois Irmãos.

Na educação, Ademir citou que há fila de espera nas creches. “Não tenho essas informações com absoluta precisão, mas dão conta de que têm 180 vagas para creches, de mães que gostariam de trabalhar e não têm onde deixar os filhos.

Entretanto, a afirmação do candidato, conforme apurado pela reportagem, está errada. No momento não há fila de espera na educação infantil – conforme dados do portal da transparência. Ainda assim, Ademir prometeu construiu uma nova creche.

Para ele, a agricultura terá prioridade em seu governo com a criação de novos programas. Disse que um dos pontos é cobrar a RGE para resolver problemas de energia elétrica que afetam os produtores, principalmente, na avicultura. “O prefeito desta vez vai assumir a responsabilidade.

No quesito de estradas, disse que quer ser o “prefeito para fazer infraestrutura, e só vamos fazer se buscar recursos fora.

Citou que quer fazer asfalto em direção à Igrejinha, por Nova Renânia, Padre Eterno Baixo e Vila Seger. Afirmou que pretende fazê-lo com recursos federais e estaduais – e manter a pavimentação comunitária, onde os moradores pagam parte da execução.

Questionado sobre como pretende auxiliar o comércio local, disse que é inadmissível que 10% das pessoas economicamente ativas tenham que trabalhar fora do município. “Para estes vamos tentar aceitar as propostas que já estou recebendo hoje, desde rede hoteleira, restaurantes, que querem se instalar.”

Com isso pretende aumentar a arrecadação do município que, atualmente, está em declínio. Afirma que inicialmente quer manter diálogo com quem já empreende e trazer mais investimentos, focando na desburocratização. “O Herval perdeu vários negócios novos por causa disso.”

ATUALIZAÇÃO: 

Ademir afirmou que, na entrevista, disse que a demanda na educação infantil – de mães esperando por uma vaga na creche –, é “entre 60 e 80 crianças e não 180 como está na matéria, e disse também que não tenho dados oficiais. As notícias de demanda vem de mães que me pediram”, disse o candidato.

A coordenação de Ademir diz que a dicção do candidato está prejudicada.

Entretanto, seja entre 60 e 80, ou 180, segundo dados do Portal da Transparência não há fila de espera na educação infantil de Santa Maria do Herval. O que pode ocorrer, segundo informações da Secretaria de Educação, é a família desejar uma vaga, por exemplo, na creche do Centro e ter somente em Boa Vista ou Amizade.

Meu compromisso será de construir mais uma creche para suprir essa necessidade, como já anunciei”, finalizou Ademir.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.