Geral

Agentes de combate a endemias visitam 80% dos domicílios em Nova Petrópolis

17/05/2023 - 15h08min

Placas itinerantes estão espalhadas pela cidade (Créd.: Francis Limberger)

Nova Petrópolis – Os agentes de combate a endemias visitaram 80% dos domicílios da área urbana durante os quatro primeiros meses de 2023, segundo o Painel Aedes, apresentado pela Secretaria de Saúde com dados até o dia 30 de abril.

Os profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde verificaram a presença de 256 focos do vetor do Aedes aegypti, espalhados por 203 imóveis, o que gera preocupação e a necessidade de que as ações de conscientização e controle ao mosquito continuem. “O Aedes é um mosquito doméstico, vive dentro ou próximo de nossas casas e comércios. Evitar a doença é um dever de todos”, destaca o diretor da Vigilância, Rafael Altreiter.

Aedes em números

Conforme o Painel Aedes, foram aproximadamente 15,1 mil visitas realizadas por sete agentes de endemias. Nesse trabalho, foram coletadas 762 amostras, totalizando mais de 6,9 mil exemplares de insetos, em suas diversas fases de desenvolvimento, para análise.

Deste total 2.413 eram ovos, 3.991 eram larvas (1.009 de Aedes aegypti), 565 eram pupas (225 de Aedes aegypti) e duas formas adultas de mosquito (um era Aedes aegypti). Tendo relação com esses totais, é importante ressaltar que foram confirmados três casos de dengue até o dia 8 de maio na cidade.

Principais criadouros

A Vila Germânia (41 imóveis), o Piá (36 imóveis), o Vale Verde (32 imóveis) e o Pousada da Neve (31 imóveis), foram as localidades que apresentaram os maiores registros. Os principais locais onde os focos do vetor são encontrados, de acordo com Altreiter, são as caixas d’agua (cisternas), lonas e pequenos recipientes móveis, como baldes, potes, tonéis e regadores.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário