/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Agricultor de Morro Reuter planta lavanda para atrair turistas

19/10/2018 - 17h25min

Atualizada em 20/10/2018 - 14h22min

Morro Reuter – No “Vale da Lavanda”, também conhecido por “Vale dos Coqueiros”, o agricultor Ernani Heylmann, 58 anos, aposta no cultivo de lavandas. Na área de 0,5 hectares ele tem 5 mil pés da planta, que são destinados à produção de biscoitos, arranjos de flores e também para visitação. Ele começou há quase dois anos e encontrou na lavanda uma oportunidade para ampliar a renda, conciliando com outras culturas que já tinha na propriedade. Para os próximos anos a expectativa é ampliar a área e chegar aos 40 mil pés. “Aqui todos o mês eu tiro meu dinheiro. Cada planta produz cerca de 10 maços de flores por safra. Estou bem satisfeito com os resultados”, conta Ernani.

“Nessa mesma terra eu plantava acácia, mas no último corte não tirei nem o que investi. Com a lavanda é muito melhor porque tenho duas safras por ano. Outra vantagem é que num ano de lavanda eu tiro o que levaria 7 anos para conseguir com acácia. Por isso, acácia e eucalipto não tem mais espaço na minha propriedade”, defende o agricultor. Além de ter retorno imediato do investimento, Ernani consegue conciliar a lavanda com o cultivo de bergamota, laranja, milho, abacaxi, aipim, batata doce, alho, cebola, banana, cana de açúcar, abacate, açaí, entre outros. Ele também vende as mudas de lavanda.

Turismo rural

Diferente da maior parte dos produtores de lavanda, que a comercializam para a extração de óleos essências, Ernani quer destinar sua produção principalmente ao turismo rural. “Estou montando meu lavandário para cada vez receber mais visitantes. Serão feitas trilas para facilitar o acesso. Também terá um espaço para eles contemplarem a plantação e tirarem fotos”, conta. O lavandário já foi cenário até para filmagens de vídeos publicitários e reportagens do SBT e outras mídias. Interessados em visitar as lavandas podem agendar pelo  (51) 99831-6858, com o Ernani.

 No município

As primeiras mudas chegaram ao município há cerca de 20 anos e eram cultivadas como planta ornamental. Hoje “flor símbolo de Morro Reuter” se adaptou muito bem no município porque prefere clima frio, o que a torna resistente a geadas. O solo arenoso e bastante inclinado também favorece o desenvolvimento. Em 2015 Morro Reuter começou um programa municipal para incentivar os produtores a ampliarem as áreas de cultivo e hoje já são 14 famílias envolvidas com a lavanda.

Fácil manejo

A lavanda é uma planta que dá pouco trabalho e se adapta facilmente ao solo cheio de pedras das encostas dos morros. Na propriedade de Ernani o cultivo é feito com adubação orgânica e calcário para a correção do solo. Um ano após o plantio ela já está pronta para o primeiro corte, se for para extrair o óleo. Depois disso, a colheita é a cada seis meses.  A expectativa é de que cada planta produza pelo período de 3 a 5 anos. O corte acontece de março a junho e depois de setembro a novembro.

Mel de lavanda

Assim que ampliar a área plantada, Ernani pretende criar abelhas para que possam produzir mel de lavanda. Segundo ele o produto possui uma qualidade muito boa e é uma maneira de ampliar o uso da planta nas receitas.

Produção de biscoito

Ernani também viu na lavanda uma oportunidade para diversificar sua produção de biscoito. Com o apoio do programa municipal de incentivo aos agricultores familiares, o produtor começou a utilizar flores e também folhas para criar novos sabores na cozinha. Ele comercializa os biscoitos em feiras e tem a uma banca todos os domingos pela manhã junto ao Belvedere, na BR-116.

Leia também:

Novas lixeiras encantam em Morro Reuter

Motociclista que sofreu acidente em Morro Reuter já foi liberado

 

 

 

Sair da versão mobile