Geral

Agricultores são homenageados na Câmara de Vereadores de Picada Café

10/08/2022 - 15h43min

Picada Café – A data é 25 de julho, mas para agradecer, todo dia é dia do agricultor. Na noite de terça-feira, 9, a Câmara de Vereadores recebeu agricultores e entidades ligadas ao setor. Momento para lembrar da luta diária destes para manter a propriedade, produzir e comercializar seus produtos, gerando renda a família. A proposta foi dos vereadores Adriane Marconi Mielke (presidente) e Selvino Boettcher.

EMATER E SECRETARIA
O engenheiro agrônomo Rafael Hoos destacou que a EMATER está em Picada Café desde antes da emancipação. “Antes nossos agricultores já eram atendidos pelo escritório de Nova Petrópolis”, afirmou. O responsável pelo acompanhamento, junto com a extensionista Elisete Benke, destacou ainda que 187 famílias já foram atendidas em 2022. “No ano passado foram 221. Ou seja, já estamos quase alcançando o atendimento prestado em 2021”, frisou. Outro que destacou o apoio ao agricultor foi o secretário da Agricultura, Néco Link. Ele afirma que cada vez mais os jovens estão regressando, fazendo o caminhão inverno. “Os jovens estão voltando para transformar a propriedade e produzir alimentos”, citou. O secretário anunciou que serão adquiridos novos implementos aos agricultores. Destacou ainda o alto investimento que está sendo feito no setor. “Em 2021 investimos mais de R$ 300 mil e esse ano já são mais de R$ 800 mil. A agricultura cresceu 39% em 2021, o que nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, destacou.

AGRICULTOR E SINDICATO
O apoio do poder público, bem como da Câmara de Vereadores, foi destacado pelo agricultor João Federhen, presidente da Associação dos Agricultores. Para ele, o trabalho em grupo ajuda. “Nós agricultores temos o trator e a associação gerencia os implementos. Cada um só paga uma taxa de manutenção”, frisou. Para Federhen, os tempos mudaram e o agricultor é muito mais valorizado. “Na nossa infância o filho do agricultor deixado de lado. Hoje ele é visto como quem trabalha para sustentar uma nação”, frisou. Outro que destacou a homenagem foi o presidente do Sindicato Rural. Para Ari Boelter, a agricultura familiar é muito importante. “O pequeno agricultor mora e trabalha na propriedade, investe e compra no comércio local, gerando imposto. Já os grandes produtores exportam o produto e, muitas vezes, moram nas capitais. O pequeno faz a economia girar”, detalhou.

MOÇÃO DE APLAUSOS
Para lembrar da passagem do 25 de Julho os vereadores aprovaram uma Moção de Aplausos para todos os agricultores. É uma forma, explica a presidente Adriane Marconi Mielke, de enaltecer a importância do setor na sociedade. “Fica nossa homenagem a cada homem e mulher que diariamente se doa e, de sol a sol, trabalha na propriedade, gerando o alimento do nosso dia a dia”, destacou. Já o vereador Selvino destacou que acompanha o trabalho dos colonos todos os dias e que se criou na agricultura. “A gente sabe a dificuldade que há no setor e tenho certeza que nossos agricultores sempre terão o seu devido apoio aqui em Picada Café”, citou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário