Geral

Agricultura de Linha Nova proporciona 88% do valor adicionado

17/03/2023 - 15h55min

Cristiano vala da valorização do setor agrícola nos últimos anos

Linha Nova – O percentual total de 88%do valor adicional fiscal (Vrf) provém do setor agrícola do município. Esse é o principal critério para cálculo do IPM – Índice de Participação Municipal. É através do índice que o município tem a sua cota-parte definida no ICMS pertencente aos municípios.
O município de Linha Nova conta com 60% de atividades de produtores integrados, 30% de hortigranjeiros e 10% de silvicultura. O produtor integrado sabe que vai produzir, entregar e receber. Ele é remunerado de forma fixa, e isso possibilita a previsibilidade dos pagamentos. Basta acompanhar o peso médio do frango e a conversão alimentar para se programar, planejar as operações e fazer a gestão do fluxo de caixa.
Já a silvicultura é o cultivo de florestas, através do manejo agrícola, para produzir madeiras e derivados para satisfazer as necessidades do mercado. Ao mesmo tempo, promover o uso racional das florestas.
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cristiano Nienov destaca que todos os setores produtivos têm uma evolução significativa. “Principalmente na parte dos aviários”, observa ele.

JÁ SÃO 31 AVIÁRIOS

O Sistema Integrado conta, atualmente, com 28 aviários de frangos, e três de perus. São 16 famílias que trabalham na criação de aves. Além dos pavilhões para alojar as aves, algumas famílias têm outras atividades paralelas, como é o caso do plantio de acácias e de eucaliptos, para gerar renda extra na propriedade e torná-la viável.

“ME SINTO HONRADO”

Cristiano Nienov destaca ainda que a Secretaria da Agricultura, junto com a Administração Municipal, tem contribuído para o setor primário. “A gente faz parte desse crescimento, e me sinto honrado com isso. A avicultura do município é realmente diferenciada. Recebemos elogios das próprias empresas integradas pela forma séria que tratamos esse setor”, diz.

OUTRO DESTAQUE

Também as hortícolas se destacam, principalmente no que se refere às brássicas, que inclui couve-flor, o brócolis e o repolho. Fazem parte ainda desse grupo a couve-manteiga, couve-de-bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula.
Linha Nova chegou a deter o 2º lugar em fornecimento de couve-flor na Ceasa de Porto Alegre, há alguns anos, segundo levantamentos feitos entre 2010 e 2015, pelo técnico da Emater Neri Baloch. Inclusive, o município está entre os três maiores produtores desse alimento, perdendo apenas para Caxias do Sul.

Sair da versão mobile