/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Agricultura familiar é forte em Santa Maria do Herval

23/08/2019 - 22h20min

Atualizada em 26/08/2019 - 15h29min

Santa Maria do Herval – A produção agrícola do município é formada por pequenas propriedades rurais, onde a agricultura familiar é o “carro chefe” do setor. A família de Algemiro Kasper, na localidade de Padre Eterno Ilges, encontrou na produção de hortaliças a possibilidade de garantir renda, sem a necessidade de grandes áreas de terra. “Há vários anos entrego para a merenda escolar. Atualmente atendo cinco escolas estaduais do município de Campo Bom, as creches de Santa Maria do Herval, além do Colégio Cônego Afonso Scherer”, destaca Algemiro. Mesmo com toda essa demanda, a família ainda consegue fazer varejo em Dois Irmãos e participar da Feira do Produtor, que acontece aos sábados pela manhã no Centro de Santa Maria do Herval.

Sábado é dia de Feira do Produtor em Santa Maria do Herval

Seu Algemiro, assim como muitos outros agricultores familiares, aposta na diversidade de culturas para garantir renda o ano todo. Ele também está sempre investindo em estufas e maquinários agrícolas. Para isso considera importantes os programas municipais de incentivo, como a Feira do Produtor e os créditos rurais. “É muito bom ser agricultor, mas para ficar na agricultura, é preciso investir. Já tive junta de boi, mas quando comprei o trator o serviço começou a render muito mais. É preciso ganhar tempo e também passar menos trabalho para fazer as coisas. Com isso eu consigo produzir mais”.

A produção

Algemiro está otimista com a produção deste ano. Nas estufas, a plantação de cinco mil pés de morango está bonita e deve começar a ser colhida a partir desta semana. “A temperatura ideal para quem trabalha com estufas é de 25 a 30 graus. Não é calor e nem muito frio. Daí a planta se desenvolve muito bem. No caso do morango é preciso redobrar a atenção porque é uma cultura bastante sensível”. O agricultor conta que uma de suas estratégias para conseguir os melhores preços é a venda direta para o consumidor. Com isso consegue um preço justo para quem planta e também para quem adquire.

 

Sair da versão mobile