Geral
Água chega com barro nas casas do bairro Jardim Bühler após manutenção da rede em Ivoti
Morador da rua Guilherme Hoch, no bairro Jardim Bühler, que não quis se identificar relata problemas com o fornecimento de água. Segundo ele, é a segunda vez em oito meses que após manutenção da rede, a água que chega para a residência vem barrenta. “Eles alegam que é turbidez mas é barro mesmo, cheguei a ficar com um palmo de barro dentro da minha caixa d’água. Na primeira vez deram desconto e acabei relevando. Agora é a segunda vez e precisei chamar duas vezes para ajustarem. Precisei comprar água mineral até para poder tomar banho, além de gastar com a limpeza da caixa d’água. Eles me deram um desconto de 18 reais na conta, mas só a limpeza da caixa d’água custa 350”, desabafou.
A situação ocorreu em 23 de janeiro e a família passou o dia todo com a água assim. “Eu chamei eles de manhã para resolver naquele dia, e falaram que tinha purgado mais pra baixo e que estava tudo bem, dai fiz toda a limpeza da caixa d’água e dos canos e quando fui abrir a água tava até mais suja. Chamei então para purgar aqui em casa e foram alguns minutos jorrando uma água barrenta até ela vir limpa. Quando saíram aqui de casa, vi que eles foram nas outras casas da rua para fazer o mesmo”, afirmou o morador.
Em nota, a Água de Ivoti informou que na data de hoje, 06 de fevereiro, a água no local está límpida. No período dos últimos seis meses foram realizadas duas intervenções na região. “Devido a quebra de rede ocasionada por obra particular e de rompimento de adutora, pode ter ocorrido a entrada de sujidade na rede de distribuição. Ressalta-se que, quando as equipes técnicas chegaram aos locais das ocorrências, a sujidade já havia ingressado na rede. Destaca-se que, para a execução de serviços em redes e adutoras, é realizado previamente o esgotamento da vala, com a retirada da água e materiais indesejáveis do local onde será efetuado o reparo, adotando-se os procedimentos operacionais padrão. Por fim, esclarece-se que esta Autarquia envida todos os esforços para evitar a entrada de sujidade na rede de distribuição de água; contudo, em situações específicas e excepcionais, nem sempre é possível impedir completamente esse ingresso”, afirmou em nota Gustavo Spaniol, gerente operacional da Água de Ivoti.