Destaques
Água da chuva: um problema para quem vive perto da ERS-235
Nova Petrópolis – O direcionamento correto da água da chuva nas margens da ERS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado, segue sendo uma tarefa praticamente impossível para a EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias). No caso relatado pelo morador Alcione Saldanha Sortica, perto da casa dele, uma pedra é a responsável por constantes inundações da pista e dezenas de acidentes de trânsito já presenciados.
“Não faz muito tempo eu vi um carro saindo da pista por causa da água e batendo no barranco. O motorista era de Gramado e as outras pessoas eram de São Paulo. Quando vi aquilo, achei que todos estivessem mortos”, relata o morador.
A origem de todo o problema está na tubulação que passa por baixo da ERS-235. Nela deve passar a água proveniente de uma larga área situada do lado de cima, incluindo mata, lavoura, pátios de casas e a parte superior da própria estrada. Neste caso, a passagem da água não se dá em tubulação de concreto e sim em uma estrutura de pedras.
“Por si só, esse sistema já não daria conta de escoar toda a água quando chove muito. Mas aí, para piorar, tem uma pedra que está trancando a passagem da água. Com ela vão se juntando terra e galhos e a passagem entope cada vez mais. Aí a água acumula do lado de cima e acaba vindo tudo para cima da pista”, acrescenta Sortica.