Geral
Água de Ivoti identifica descarte irregular de resíduos em Estação de Tratamento de Esgoto
Na última semana, a Água de Ivoti identificou o lançamento irregular de resíduos na rede de esgoto no Loteamento Vivalar, ocasionando danos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A ação foi percebida devido à rápida degradação do sistema de Biodisco.
Segundo o gerente de Tratamento e Qualidade da Água de Ivoti, Ricardo Rocha Renner, a Estação foi projetada e dimensionada para tratar somente esgoto sanitário. “Nossa equipe técnica faz monitoramento da operação do sistema e, em uma vistoria, foi constatada uma degradação muito rápida do sistema de Biodisco, que é o sistema de polímeros que faz o tratamento por aeração. O efluente, para ter um bom tratamento e poder ser lançado no meio ambiente, precisa passar por várias etapas e, aqui nessa estação, ainda passa pelo sistema de Biodisco”, explicou.
Produtos como solventes, tintas, combustíveis e outros efluentes de origem industrial ou comercial não devem ser descartados por meio de ralos, pias ou bueiros. A presença destes materiais compromete o funcionamento do sistema, além de interferir diretamente no processo de tratamento do esgoto.
Em nota, a Água de Ivoti reforça que a rede pública de esgoto é destinada apenas a efluentes domésticos, proveniente de pias, lavabos, sanitários e lavagens de roupa. E que a presença de outros efluentes interfere diretamente nas etapas do tratamento, reduzindo a eficiência da mesma e trazendo prejuízos que afetam toda a comunidade. O caso registrado no Loteamento Vivalar está sendo acompanhado pela Água de Ivoti, que já realiza os serviços de manutenção necessários para que o sistema volte a operar plenamente. A colaboração dos moradores é fundamental para garantir a eficiência do sistema.
Em caso de identificação de lançamento irregular de efluente líquido a população pode entrar em contato com a Água de Ivoti pelo telefone (51) 99986-3807.

Como era o Biodisco

Como ficou após o lançamento irregular
