Destaques
Ainda dá tempo: 2º Café da Colônia e 4º Arte na Praça neste domingo em Morro Reuter
Morro Reuter realiza neste domingo, 1°, a segunda edição do Café da Colônia, que estará recheado de gostosuras da gastronomia colonial, todas produzidas em Morro Reuter. No entorno da Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer, o público poderá degustar o “kit café”, e também adquirir diversas delícias, na feira de produtos coloniais e da agroindústria local. Paralelamente ocorrerá o 4º Arte na Praça, recheado de artesanato, artes plásticas e apresentações artísticas. A entrada para o evento é franca, e o “kit café” custará R$ 19,00. O evento ocorrerá mesmo em caso de chuva.
SERVIÇO:
O quê: 2º Café da Colônia de Morro Reuter
Quando: neste domingo, 1º. (Ocorre mesmo em caso de chuva)
Onde: Praça Municipal José PauloSabá Meyrer, Centro de Morro Reuter
Quanto: A entrada é franca, e o ‘kit café’ custa 19,00 (o kit será servido das 10h às 17h, no prédio ao lado da Praça e da Biblioteca Municipal)
Realização: Prefeitura de Morro Reuter, em parceria com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rota Romântica e Associação Cultural de Morro Reuter, e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do RS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Programação:
01/07/2018 – Domingo
9h – 1ª Rústica Café da Colônia de Morro Reuter.
10h – Início do café com participação especial de Mauro Harff.
Abertura dos estandes.
15h- Apresentação teatral: Receitas da Tia Herta (Curto Arte Companhia de Teatro).
14h ÀS 18h – Banda Típica Alemã Baila Baila, com participação de grupos de dança.
KIT CAFÉ, FEIRA DE PRODUTOS COLONIAIS E DA AGROINDÚSTRIA: O público encontrará no Café da Colônia, feira da agroindústria e de produtos coloniais, com delícias que não podem faltar no tradicional ‘café com mistura’: cuca, schimiers, pão, nata, bolachas e muito mais, tudo feito no município e comercializado diretamente pelos produtores. Já no prédio ao lado da Biblioteca Municipal, das 10h às 17h, será servido o ‘Kit café’, que este ano custará R$ 19,00 e terá mais itens: além de pão, cuca, rosca de polvilho, bolo, torta, linguiça, queijo, nata, mel e schimier, ganhará bolacha, ovo de codorna curtido, pepino e pastel, além, é claro, de café e chá a vontade.
Como na edição do ano passado, além do prédio onde será servido o Kit Café, a festa contará com estrutura de lona montada na Rua Independência, com mesas e cadeiras onde as pessoas também poderão sentar e degustar o café, ao som das típicas bandinhas alemãs ou visitar os estandes e escolher os produtos coloniais que desejarem.
ARTE NA PRAÇA: Na praça, também poderão conferir os diversos shows musicais do Arte na Praça e visitar os estandes com artesanato, artes plásticas, que incluem mosaicos, restauro de móveis, biscuit, mandalas, cerâmicas, pinturas, antiguidades. A festa terá, ainda, cervejas artesanais, praça de alimentação e comercialização de mudas e produtos à base de Lavanda, brinquedos infláveis, jogos germânicos, concurso de cucas, rústica e passeio de trator.
JOGOS GERMÂNICOS: Debulhar milho e cortar lenha serão algumas das provas dos Jogos Germânicos, uma das novidades da segunda edição do Café da Colônia, dias 30/6 e 1º de julho. Os jogos ocorrerão às 15h do sábado e do domingo, com diversas provas abertas à todos os visitantes da festa. Não é preciso fazer inscrição prévia para participar.
RÚSTICA: O 2º Café da Colônia de Morro Reuter terá a 1ª Rústica Café da Colônia, que será realizada dia 1º de julho (domingo), dividida em diversas categorias e com sucesso de inscrições: 250 participantes. A concentração será no ginásio Municipal (Rua Bento Gonçalves, 139, Centro) e o evento terá premiações para os melhores de cada categoria, além de medalha de participação para todos os participantes. O evento é organizado pela Wommer Running e tem apoio da Prefeitura de Morro Reuter. As provas das categorias infantis iniciam às 8h30, divididas nas faixas etárias de 2 a 6 anos, 7 a 9 anos e 10 a 15 anos, com distâncias de 100m a 1 km, e não tem valor de inscrição. Já a prova adulta terá início às 9h, com distância de aproximadamente 6 km.
BERÇO DO CAFÉ COLONIAL: Morro Reuter foi o berço do café colonial, na época em que ainda era distrito de São Leopoldo – e depois de Dois Irmãos, que ostenta o título de Capital do Café Colonial. Mas foi em Morro Reuter, à beira da estrada federal (BR-116), que nasceu o simplesmente chamado ‘café com mistura’, origem do que veio a se tornar atração turística, até os dias de hoje. Ainda nos anos 50, restaurantes da localidade, junto à rodoviária, começaram a servir um café reforçado por muitos produtos da colônia alemã. O mesmo café era tradição nas casas dos moradores da localidade.
Junto com o café, serviam pães, roscas de polvilho, cucas, queijo, linguiça, morcilha, queijo-de-porco, nata, requeijão, mel, salsicha bock, rocambole, rabanete e pepino. Tudo de produção própria. Assim surgia, em Morro Reuter o famoso café colonial.