Geral

Ajude Morro Reuter na Consulta Popular para 2019

26/06/2018 - 13h10min

Morro Reuter – Até quinta-feira (28/6) é possível votar na Consulta Popular, que definirá os projetos que receberão parte dos investimentos do Governo do Estado, em 2019. Morro Reuter está inserida na votação de demandas do Corede Paranhana Encosta da Serra, que apresenta 6 opções de investimento. Cada eleitor pode votar em uma delas e contribuir para que o investimento venha para o município. Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário apresentar o número do seu título de eleitor. ‘É de extrema importância a participação da comunidade, visto que a Consulta Popular é uma forma de recebermos recursos do Governo do Estado, para investirmos no município’, destaca a prefeita Carla Chamorro.

Como votar:
– pelo site da Consulta Popular: www.consultapopular.rs.gov.br
– presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes. Em Morro Reuter, as Agentes de Saúde estão recebendo os votos, e também é possível votar na Emater (Rua Anita Garibaldi).
– via SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10)

Votação de Demandas – Paranhana Encosta da Serra
1 – Mecanização Rural (SEAPI)
2 – Mais Água (SEAPI)
3 – Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS (SES)
4 – Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança (SSP)
5 – Regionalização do Turismo (SEDACTEL)
6 – SEDUC – Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem

O que é a Consulta Popular: Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular. www.consultapopular.rs.gov.br. Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular. Neste ano de 2018 a votação será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.

Leia mais:
Menor é apreendido pela segunda vez em três dias por furtar moto em Presidente Lucena
“Coxinarinho pistola”, a coxinha “oficial” da busca pelo hexa viralisa na internet
Chefe do tráfico em Lindolfo Collor mandou matar morador por não aceitar concorrência

Copyright© 2020 - Grupo o Diário