Geral
Alcy Cheuiche é o patrono da Feira do Livro de Dois Irmãos
Dois Irmãos – O escritor Alcy Cheuiche é o patrono da 29ª Feira do Livro de Dois Irmãos. Ele foi anunciado na tarde desta terça-feira (10), pela prefeita Tânia Terezinha da Silva, pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Denise Maria Maldaner, pelas responsáveis pelo Departamento de Cultura, Arieli Bauermann e Solange Kamphorst, e pela pedagoga da Secretaria de Educação, Nadia Helena Schneider. O escritor veio acompanhado de Rudimar Bernardes, gestor comercial e marketing da AGE Editora.
O patrono terá a missão de participar das diversas atividades previstas para a Feira, que acontecerá dos dias 7 a 11 de novembro, na Praça do Imigrante, no Centro da cidade.
O escritor ficou honrado com o convite de representar o evento literário de Dois Irmãos. “Emoção é a palavra chave para me manifestar e transmitir o que sinto diante do convite. Ser patrono da feira como a de Dois Irmãos que é dedicada, exclusivamente, para a educação e cultura, e tem como objetivo mostrar que a literatura continua viva”, disse ele.
O patrono também revelou que tem uma grande admiração pela cidade, pois percebe que as escolas da cidade são muito preparadas durante os eventos literários. “Observo que os alunos daqui são muito respeitosos, educados e caprichosos”.
A prefeita Tânia ressaltou que a Feira do Livro é um evento de grande importância para a cidade, pois fomenta a cultura e estimula a leitura. “A Feira do Livro é trabalhada o ano inteiro dentro das escolas. O evento oportuniza o acesso a uma grande variedade de livros, além de uma programação cultural para todas as idades”, disse a prefeita.
Nascido em Pelotas, em 1940, e passou a maior parte da infância e adolescência em Alegrete. Foi lá que tomou gosto pela vida no campo e literatura. Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em primeiro lugar em sua turma, conquistando uma bolsa de estudos para estudar na França e na Alemanha, onde escreveu seu primeiro romance: O gato e a revolução.
Também escreveu: Sepé Tiaraju, romance dos Sete Povos das Missões; A Guerra dos Farrapos; Lord Baccarat; A mulher do espelho; O mestiço de São Borja; Ana sem terra; Nos céus de Paris, romance da vida de Santos Dumont, e Jabal Lubnàn.
Publicou os livros de crônicas: O planeta Azul; Na garupa de Chronos, Prêmio Açorianos 2001. E de poesia: Versos do Extremo Sul, Meditações de um poeta de gravata e Antologia poética. E seu primeiro livro para o público infanto-juvenil foi: A caturrita americana.
Foi patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2006.