Geral
Alerta Climático: enchentes no Sul do Estado podem alcançar gravidade extrema
A Metsul Metereologia, empresa responsável pela realização de previsões climáticas, informa nesta quarta-feira o risco de agravamento das enchentes nos próximos dias na região Sul do Estado. A quantidade de água que desemboca na Lagoa dos Patos é descrita como colossal.
O alerta da Metsul é de uma nova enchente que pode alcançar grandes proporções no Sul do Estado, o que é relacionado à cheia da Lagoa dos Patos, que é alimentada por diversos Rios e pelo Guaíba.
Os rios que deságuam na Lagoa registraram nos últimos dias cheias recordes, principalmente o Rio Jacuí, que alcançou um volume extremamente alto. Como consequência disso, o efeito pode ser de inundações com níveis extraordinários.
Pelotas tem uma alta probabilidade de passar por graves inundações, incluindo áreas do centro, com o aumento do nível da Lagoa. Não há referências históricas para essa magnitude do evento. Outras cidades, como Rio Grande, também serão severamente afetadas. Estradas podem ser bloqueadas, lavouras e gado atingidos. Há a possibilidade de as Lagoas Mirim e dos Patos se unirem devido à inundação, formando uma grande massa d’água.