Conecte-se conosco

Região

Alerta de ciclone para os próximos dias poderá ter vento de até 100km/h

08/12/2025 - 10h33min

Atualizada em 08/12/2025 - 10h34min

A Metsul Meteorologia emitiu um alerta de ciclone para a segunda semana de dezembro, com quatro dias de instabilidade, chuva localmente excessiva, tempestades fortes a severas e ventos intensos. O dia mais crítico do ciclone deverá ser na quarta-feira, 10, com rajadas de vento acima de 100km/h.

Chuvas isoladas e áreas de instabilidades são esperadas já para esta segunda-feira, 8, que apresenta potencial para chuva com raios, que pode ser forte a torrencial com volumes muito altos em curto intervalo e tempestades de granizo.

Na terça-feira, o ciclone extratropical traz alto risco de temporais isolados no Centro-Sul do Brasil com vendavais e granizo em pontos isolados. Os temporais em algumas localidades podem ser fortes a severos. Há o risco de formação de uma linha de instabilidade com fortes temporais, avançando de Oeste para Leste, no Sul do Brasil. No final da tarde e à noite, pela circulação e o aprofundamento do ciclone, o vento deve começar a se intensificar no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul com rajadas, em média, de 60 km/h a 90 km/h.

O centro do ciclone na primeira metade do dia de quarta-feira, estará entre a Lagoa dos Patos e o Sul do Rio Grande do Sul ainda mais intenso. Chove ainda em muitas áreas do Sul do Brasil, mas de forma menos abrangente que na véspera e com menores volumes que na terça na grande maioria das cidades. Aberturas de sol entre períodos de instabilidade já ocorrem nos três estados do Sul à medida que o ciclone impulsiona ar seco pelo Nordeste da Argentina e o Paraguai. Chove ainda forte de forma isolada, especialmente no Sul e no Leste gaúcho, mas, em particular, no Sul do Rio Grande do Sul. O grande risco da quarta-feira é o vento que será forte a intenso. Rajadas de 50 km/h a 80 km/h são esperadas em grande parte do Sul do Brasil no decorrer do dia. No Rio Grande do Sul, vento de 80 km/h a 100 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas podem ocorrer rajadas de 100 km/h a 130 km/h em setores do Sul, Litoral e área de entorno da Lagoa dos Patos. No paredão da Serra, junto ao Litoral, é esperado vento de 100 km/h a 130 km/h.

Na quinta-feira, as rajadas de vento ficam entre 70 km/h e 100 km/h na madrugada na costa e nas áreas de maior altitude dos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul, do Planalto Sul Catarinense e em montanhas da Serra do Mar em São Paulo e no Sul de Minas. No decorrer do dia, com o distanciamento do ciclone, o vento cede no litoral gaúcho e sopra fraco em quase todo o Sul do Brasil. Áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ainda podem ter rajadas esporádicas durante a tarde.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.