Geral
Alunos do Senai de Estância Velha criam projeto de acessibilidade
Por Geison Machado Concencia
Estância Velha – Alunos do curso técnico de couros do Senai contribuíram para o desenvolvimento de poltronas destinados a crianças com deficiência visual. O projeto foi destinado aos atendidos pela Associação de Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC).
A construção das poltronas foi realizado em parceria com o curso de marcenaria do Senai de Novo Hamburgo. Ambas as instituições, pensaram em casinhas sensoriais, para que elas pudessem sentir a textura das poltronas e identificar que tipo de couro havia, bem como a descrição em braile nos móveis. A sede de Novo Hamburgo fez a casinha, enquanto a de Estância Velha, os móveis internos revestidos em couro.
Os alunos responsáveis por esse projeto de criar um couro sensorial para revestir as poltronas, que seriam usadas nas casinhas, foram Tiago Edriel Nunes Krueger (18), Sofia Lemes Guimarães (18) e Luiz Felipe Backendorf (18). Os três são alunos do curso de couro do Senai de Estância Velha.
Para os estudantes, foi uma oportunidade de criar um projeto do zero e ver a aplicação do material que eles estudam e aperfeiçoam. Normalmente, eles trabalham no couro e não na destinação final. Dessa vez, foi diferente, acompanharam a aplicabilidade. Além de adquirir mais conhecimento, também sentiram-se felizes por contribuir na inclusão de pessoas com deficiência visual.
“Nós estamos acostumados a fazer produção do couro para empresas. Mas quando fazemos para uma causa beneficente, é gratificante. A gente realiza o projeto com mais afinco. Talvez a criança não saiba quem a ajudou. Mas a gente sabe o que fez”, disse Sofia.