Conecte-se conosco

Geral

Ambulatório 12 de Maio, em Herval, recebe elevador e dá novo passo para requalificação total

25/06/2025 - 05h43min

Prefeito Gilnei, ex-prefeita Mara e demais autoridades acompanharam a inauguração (FOTO: Lucas Molling / PMSMH)

O prédio estava inacabado desde 2002 – e agora avança para finalização

Santa Maria do Herval | O Ambulatório Municipal 12 de Maio deu mais um passo na requalificação da estrutura na sexta-feira (20). Foi oficialmente liberado para uso o elevador do prédio, instalado nos últimos dias e agora em funcionamento. A medida garante acessibilidade ao segundo pavimento, onde funcionará o novo prédio anexo da unidade, com previsão de entrega em breve.

O equipamento foi adquirido ainda no final de 2024 com recursos oriundos de emendas impositivas da Câmara de Vereadores. A instalação, no entanto, enfrentou entraves técnicos. Segundo a Prefeitura, o sistema elétrico do prédio precisava ser convertido para rede trifásica, o que exigiu a liberação da concessionária RGE, realizada somente em maio deste ano.

Mudança

Apesar dos avanços, o espaço ainda não está totalmente finalizado. De acordo com o prefeito Gilnei Capeletti, seguem pendentes a instalação de aparelhos de ar-condicionado e a chegada de parte do mobiliário. Segundo ele, a Prefeitura estuda possíveis datas comemorativas para a inauguração oficial, mas ainda sem definição. “A gente não tem previsão porque estamos vendo algumas coisas até pra fazer inauguração, tem umas datas meio comemorativas ali referente aos prédios e vamos ver se vamos conseguir pra uma dessas datas”, afirmou.

Gilnei destacou que, mesmo sem uso pleno, o prédio já começou a ser preparado para receber serviços. “A gente vai transferindo aos poucos, principalmente a fisioterapia. O espaço é muito pequeno onde hoje ela existe, e a sala lá em cima é muito grande, muito boa.” Por enquanto, a única estrutura em funcionamento dentro do prédio é a lavanderia.

Elefante branco

A requalificação do Ambulatório 12 de Maio é uma das obras mais simbólicas do município. O prédio esteve abandonado por 18 anos, desde sua construção em 2002. Somente em 2018 a estrutura começou a ser resgatada, com a liberação da antiga gestão e os primeiros projetos de reforma. As obras efetivas iniciaram em 2020 e desde então vêm sendo entregues em etapas.

Na inauguração, além do prefeito, participaram do ato simbólico os secretários municipais, vereadores e servidores da saúde. A ex-prefeita Mara Stoffel também esteve presente. Ela esteve à frente do início do processo de retomada da estrutura.

A expectativa da gestão municipal é de que o novo prédio anexo, já em fase final de obras, passe a ampliar os atendimentos em saúde com melhor infraestrutura e logística. A requalificação do Ambulatório tem sido apontada como uma das prioridades da atual administração.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.