Geral

Amigos lamentam partida de Guido Paulo Müller em Dois Irmãos

17/06/2022 - 23h17min

Guido foi vereador, secretário e fundador do União

Mauri Marcelo Toni Dandel; Clieton Zimer

Dois Irmãos – Foi sepultado ontem o corpo de Guido Paulo Müller, falecido aos 79 anos comemorados nas últimas semanas. Guido tinha papel de liderança na comunidade religiosa, no clube em que participava e também na vida pública, como vereador e secretário da Prefeitura. Aliás, foi um dos secretários de Administração mais longevos do passado recente.
Guido foi vereador no final dos anos 70 e início dos anos 80, foi secretário de Administração da Prefeitura, fundador e dirigente do Clube União, além de ter sido atuante no MDB.
Na tarde de ontem, após o sepultamento, o Diário ouviu alguns amigos sobre a pessoa do Guido, que recebeu homenagens dos dirigentes do União (que também eram seus amigos) e também do ex-prefeito Juarez Stein, do qual foi secretário de Administração.


Na festa de aniversário do clube, o União homenageou fundadores; na imagem, Nilson, Guido Müller, Silvio Lemmertz, Paulo Elwanger e o atual presidente do União, Ademir Klaus

FOTO VOLMIR MÜLLER/ARQUIVO DIÁRIO

DEPOIMENTOS DESTACAM VIRTUDES DE GUIDO
Ao longo do dia de ontem, o Diário convidou amigos de Guido Paulo Müller para falar sobre a partida e sobre a amizade. Entre os que destinaram palavras pela partida de Guido, estão amigos do Clube União e o ex-prefeito Juarez Stein:

Roque “Lins” Blume: “Conheço o Guido, o Barcelos, desde infância, desde o tempo que colocava e limpava as redes do União, no campo antigo. E ele era centroavante, nunca mais me esqueço, ele fez um gol de cabeça de cruzamento do Tito Konradt, parecia um chute, um foguete. Tenho lembranças dele que são magníficas. É um dos fundadores do Clube União, sempre correto, disposto, tudo funcionava com ele com perfeição e facilidade. Tinha uma expressão boa, uma calma e tanto. É uma pessoa que deixa muitas saudades, perdemos muitos amigos ultimamente, e o Guido é mais um desses que partiu, mas vai ficar na nossa memória, na nossa mente, no dia a dia sempre. Trabalhava muito tempo na prefeitura, sempre disposto a nos ajudar em tudo. O guido é um grande homem. Ele partiu, mas sempre estará na memória de Dois Irmãos”.

Nilson “Pixuíra” Olbermann: “O Guido, o Barcelos, como era conhecido, pessoa do bem, da comunidade. Na sua adolescência, já tinha o espírito de associativismo, participou, com 14 anos, num grupo de amigos para fundar o Clube União. Jogava futebol e com o passar do tempo, participava da comissão técnica do clube e por muitos anos era técnico do União. Como uma pessoa com formação escolar acima da média no bairro, era chamado para participar em decisões importantes para o clube. Em 1996, alteramos o estatuto, formamos um Conselho Deliberativo; o Barcelos se fez presente e, várias vezes, fez parte da vice presidência. Ele é conselheiro até o momento. Sempre se fez presente nas reuniões, um dos mais assíduos, aliás. E antes das reuniões, a sua tradicional caipirinha, acompanhado pelos parceiros, Neguinha e Yannes, também, em memória. Sempre que perguntado, dava sua opinião pragmática, sem rodeios. Ele deixará um vazio no Conselho. Obrigado por tudo que fez”.

Juarez Stein: “Conheci o Guido em 1982, ano em que me filiei ao MDB. Foi um dos fundadores do partido. Trabalhamos juntos na Administração por 12 anos. Ele iniciou a sua participação com o ex-prefeito Renato, em 1993. Permaneceu nos meus oito anos. Trabalhou, também, com o Renato e o Chepa, sempre como secretário da Administração. Ele foi vereador de 1977 a 1982, seis anos (eram os vereadores do PMDB: Renato, Guido e Luciano Schaumloeffel. Homem correto, fiel, sério. Amigo leal desde o primeiro momento. Além da política partidária, cumpriu papel histórico no Clube União, uma de suas recordações mais queridas. Finalmente, sempre teve presença marcante na sua comunidade religiosa. O Guido Paulo Müller cumpriu exemplarmente a sua missão de cidadão”.

Sair da versão mobile