Geral

Amvars pedirá que o Estado permita o funcionamento do comércio

29/07/2020 - 21h52min

Atualizada em 29/07/2020 - 21h59min

Segundo a presidente da Amvars, Tânia Terezinha da Silva, as medidas propostas poderão ajudar segmentos muito prejudicados pela pandemia - Foto: divulgação/Amvars

Região – Prefeitos de onze municípios da Amvars se reuniram nesta quarta-feira (29), de forma remota, para deliberar sobre as medidas que serão encaminhadas em nome da região ao governo do Estado, como propostas de flexibilização ao Modelo de Distanciamento Controlado.

De acordo com a associação, todos os gestores que participaram do encontro concordaram em adotar medidas mais justas para o comércio e permitir que estabelecimentos considerados não essenciais possam atender ao público. No que depender da intenção dos prefeitos, restaurantes e lancherias também poderão abrir as portas.

Para que tudo isso aconteça, continuaram sendo levadas em conta, as medidas seguras de higiene, distanciamento – conforme preconizado pelas Vigilância Sanitária – e perante comprometimento das respectivas categorias. A proposta será encaminhada em forma de ofício à Famurs que, por sua vez, fará o envio ao Estado.

Segundo a presidente da Amvars, Tânia Terezinha da Silva, as medidas propostas poderão ajudar segmentos muito prejudicados pela pandemia, sendo que há estabelecimentos fechados há mais de 100 dias. “Todo local é de risco de contaminação, mas comércio não é a fonte. E se for, é a menor. É sabido que o maior meio de contaminação é no núcleo familiar. Portanto, é urgente que haja mudança de entendimento quanto ao comércio e também aos restaurantes e afins. Não podem ser penalizados ainda mais”, disse a presidente.

Além das onze cidades da Amvars, a prefeitura de Portão também participou da reunião em virtude de ser integrante da região Região 7 – a região de Novo Hamburgo -, no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

Sair da versão mobile