Geral

ANIVERSÁRIO DE PICADA CAFÉ: 50 anos dedicados à música alemã

17/03/2022 - 17h22min

Documento: carteira de músico profissional de Pedro é do início dos anos 70 (Créditos: Arquivo/O Diário)

Desde 1971, Pedro Klauck percorre o Estado levando alegria e animando bailes

Na localidade de Quatro Cantos vive um músico que tem mais de 50 anos dedicados a música alemã. Pedro Klauck, 67 anos, é agricultor aposentado, mas que segue na profissão que há cinco décadas divide o tempo entre família, roça e os palcos do Estado.

A paixão se Pedro pelo saxofone iniciou na década de 70. Em 1971, conta ele, veio o primeiro convite para participar de uma banda. “Foi a Banda Flor das Hortênsias, de Gramado. Depois disso nunca mais parei”, lembra o aposentado. A vida nos palcos foi se alastrando até que em 1984 a banda foi extinta. Após esse período, Klauck ingressou na Banda Aliança, de Dois Irmãos, onde ficou até 1987.

Alegria: ao lado dos filhos Alexandre e Sinésio e esposa Marlisse, Pedro celebrou os 50 anos com música ano passado (Créditos: Arquivo/O Diário)

No final da década de 80 seu Pedro lançasse um novo projeto: uma banda própria. Surgia em 1987 o Musical PKS. “Essa era as iniciais da banda. Uma alusão a Pedro Klauck Show”, recorda o músico ao lado dos filhos, também músicos, Sinésio (baterista) e Alexandre (gaita e teclado),

e da esposa Marlisse. Em 1990 a PKS se formou no Musical Quantum. A troca de nome surgiu numa roda de conversa entre os músicos. “Dentre eles estava o Lotário Heckler que por muitos anos tocou com a banda”, conta Pedro. O filho Alexandre explica o nome Quantum. “Na época era comum surgir bandas com nome de veículos. Havia a Banda Voyage, Musical Santana, dentre outros. O Musical Quantum surgiu a partir do Santana Quantum, e ficou até hoje”, declara o músico.

 

MÚSICO ‘OFICIAL’ DESDE 71

Conversar com o músico é recordar os mais de 50 anos de estrada, e o que não faltam são histórias. Desde as bandas que participou, dos bailes que não ocorreram por falta de luz, dos lugares onde Pedro e os músicos conheceram. Além das lembranças e dos registros fotográficos, Klauck guarda a Carteira dos Músicos do Brasil, que foi concedida ao cafeense em 18 de dezembro de 1971. Na época, a emissão demorava anos para ficar pronta e Pedro recebeu o documento somente em 1975.

 

Músico há mais de 50 anos, sua primeira banda foi a Banda Flor das Hortênsias (Créditos: Arquivo/O Diário)

 

 

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário