Geral

Antiga Matriz terá show e exposição neste domingo

25/07/2018 - 15h02min

Atualizada em 25/07/2018 - 16h30min

Dois Irmãos – O Espaço Cultural Antiga Matriz abre suas portas neste domingo (29) para receber a exposição de obras de artes do artista Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão, e o show “O Maestro, o Malandro & o Poeta”, que celebra a música popular brasileira através das composições de Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes. A entrada é franca nas duas atrações. O Espaço Cultural Antiga Matriz abre suas portas neste domingo (29) para receber a exposição de obras de artes do artista Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão, e o show “O Maestro, o Malandro & o Poeta”, que celebra a música popular brasileira através das composições de Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes. A entrada é franca nas duas atrações.

A exposição inicia às 15h e segue até o dia 19 de agosto, sempre em sextas e sábados das 15h às 18h e em domingos das 13h às 18h. O show começa às 18h. A programação cultural é uma realização do Espaço Cultural Antiga Matriz e da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com apoio da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos. O show também tem apoio do Mercado Irmãos Schmitz.

Sobre o show
O projeto surgiu há dez anos com o encontro de músicos porto-alegrenses, integrantes das bandas Roda Viva, Tribo Brasil e Antenório, além da cantora Nani Medeiros e do pianista Fernando Leitzke. São doze músicos talentosos utilizando naipes de cordas, vozes, ritmistas, piano e flauta para dar vida às músicas dos três mestres, abordando suas parcerias e encontros com outros compositores da época. A direção artística e a dramaturgia são de Artur José Pinto.

Sobre a exposição
A exposição terá trabalhos do artista Carlos Alberto de Oliveira (1951-2013), o Carlão. Ele foi um pintor gaúcho nascido em Novo Hamburgo que desenvolveu temas com preocupação social a partir de 1978. No ano de 1983, realizou no Museu de Arte do Rio Grande do Sul uma grande exposição sobre discriminação do negro, reunindo 25 trabalhos, entre pintura e desenho. Foi o único pintor brasileiro de fonte popular a ser incluído na exposição Art in Latin America 1820-1980, exibida em vários países da Europa na década de 1990. A exposição realizada em Dois Irmãos tem curadoria de Celi Teresinha Reinhardt, diretora da escola municipal de arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário