Conecte-se conosco

Destaques

Aos 10 anos, estudante de Dois Irmãos cria histórias em quadrinhos

27/12/2020 - 13h28min

Atualizada em 28/12/2020 - 08h23min

Marília já fez dezenas de histórias em poucos meses e seu objetivo é publicá-las, seguindo o caminho do cartunista Maurício de Souza (FOTO .: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Apaixonada pelos gibis da Turma da Mônica, Marília Ferreira Koling de 10 anos se reinventou durante o período sem aula presencial e passou a escrever e desenhar histórias em quadrinhos. Um dos primeiros desenhos foi feito no mês de junho e, de lá para cá, surgiram muitas ideias e todas elas resultaram em histórias diferentes. Ela conta que a inspiração surgiu enquanto estava olhando televisão, ao ver que tinham pessoas que narravam gibis. “Eu fui correndo fazer a história de uma viagem de Zip e Zap”,conta.

Ela criou os personagens naquele momento e, nessa história, os dois fazem uma viagem. O Zip é considerado mais tranquilo, feliz; enquanto que Zap é meio “rabugento” mas, da mesma forma, feliz. “Eles vão viajar, mas o Zap não queria ir. Depois, relaxado na rede, ele diz que Zip tinha razão e que aquelas férias seriam boas para ele”, conta Marília.

Inspiração diária

Marília com sua mãe Lisandra. Marília está segurando uma história sobre o Natal dos Anjos (FOTO .: Cleiton Zimer)

A partir de então, a inspiração tem chegado todos os dias, em momentos diferentes. Já são dezenas de histórias, todas elas guardadas em uma pasta com muito carinho. Tem quadrinhos sobre o Kerb de São Miguel, sobre o Natal dos Anjos e muito mais. Sua mãe, Lisandra Marques Ferreira, conta que as vezes a chama para almoçar “mas ela diz que não pode, pois está criando”.

A filha completa dizendo que não tem horário certo. “Posso estar dormindo ou fazendo qualquer coisa, quando surge a ideia preciso ir e fazer. Teve vezes onde pensei numa história e não fiz na hora e acabei esquecendo”, explica.

Sonho

Ela tem mais de 300 gibis guardados, além dos demais que já leu. Seus personagens favoritos do autor Maurício de Souza são Cascão e Magali. “Odeio tomar banho e sou muito comilona” disse brincando, ressaltando que seu maior objetivo é seguir no mesmo caminho que cartunista. “Meu sonho é publicar minhas histórias e ser que nem o Maurício de Souza”.

Marília ao lado de alguns dos seus gibis (FOTO .: Cleiton Zimer)

Deixando a imaginação voar

As histórias em quadrinhos permitem que a pequena escritora consiga expressar sua imaginação, deixando-a voar e colocando tudo no papel. É uma artista que encontrou nos quadrinhos uma forma de expor sua arte. “É muito bom ver uma menina com tanta criatividade assim, as vezes ela até nos surpreende”, afirma a mãe, destacando que além disso ela tem notas muito boas na escola. “E o hábito de ler surgiu a partir dela mesmo, pois não lemos muito em casa”.

Ela também escreve outras histórias e textos em um caderno. Além disso é desenhista e divulga parte do seu trabalho no Instagram através do perfil “desenhos.da.lila”, onde faz desenhos de cachorros e gatos dos quais já mandou um desenho de um cão chamado Xispirito Aleixo para São Paulo, onde a dona do cachorro viu o trabalho de Marília e pediu um desenho. Também tem um perfil no Instragram da sua cachorra “pretinhafofinhacachorra”,onde retrata um pouco do dia a dia da sua companheira diária.

Já as histórias em quadrinhos são divulgadas no canal do You Tube “Histórias Zip e Zap”. O pai de Marília, Umberti Boff Koling, faz a edição do material e os divulga na plataforma.

Algumas das histórias que fez de junho em diante (FOTO .: Cleiton Zimer)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.