Geral

Aos 21 anos, ivotiense é convidada para se apresentar com orquestra americana

04/12/2023 - 19h30min

Atualizada em 04/12/2023 - 19h44min

Isabella Brill (FOTO: Divulgação)

Isabella Brill venceu concurso de música que lhe rendeu um lugar de destaque

POR GEISON MACHADO CONCENCIA

Ivoti – A ex estudante do Instituto Ivoti, Isabella Brill (21), conquistou uma vaga para se apresentar, em fevereiro de 2024, com a renomada orquestra da Universidade Bolling Green em Ohio, EUA. Oportunidade surgiu durante um concurso, no último final de semana, que garantiu a pianista ivotiense, o convite especial do grupo.

Durante a disputa, ela tocou a peça do russo Sergei Rachmaninoff, considerado um dos mais influentes pianistas do século XX e um dos últimos expoentes da tradição romântica russa. Para esse desafio, ela lembra do esforço e preparação. “Estudei muito essa peça. E sempre foi meu sonho solar com uma orquestra, e agora vai acontecer”, conta Brill.

Tanta dedicação gerou recompensa. A oportunidade de subir ao palco com uma importante orquestra traz a sensação de recompensa pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos. “Sinto-me muito animada, feliz e agradecida, pois meu trabalho duro valeu a pena”, lembrou.

TRAJETÓRIA

Ela iniciou seus estudos de piano aos 6 anos, com a professora Gisele Flach, no Instituto Ivoti. Ela conta que foi encorajada pelos pais a aprender um instrumento e escolheu aquele que viria a abrir muitas portas. “Acharam que seria interessante e uma boa estimulação. E na verdade escolhi o piano pois, na época, a minha melhor amiga fazia aula de piano e resolvi fazer o mesmo que ela, mas hoje em dia vejo que deu super certo”, relembra.

O instrumento e a música se tornaram paixões na vida de Isabella e, desde cedo, ela determinou que continuaria. “Desde meus 13 anos, decidi que queria cursar música. Como escolhi esse ramo, penso que estudar no exterior é uma ótima oportunidade para crescer e ser reconhecida nesse mundo musical, que hoje em dia no Brasil, é pouco valorizado, infelizmente”, explica. Ela também dança ballet desde os 2 anos de idade e tem proficiência em inglês, alemão e francês.

Aos 19 anos, ela embarcou para Ohio, nos Estados Unidos, onde estuda na renomada Bowling Green State University.

No segundo semestre de 2021, ela conquistou uma bolsa de estudos completa na universidade e também recebeu um prêmio especial denominado “Hansen Fellowship”, que permitirá participações em festivais, masterclasses e cursos de curta duração na Europa durante os verões do hemisfério norte.

CONQUISTAS

Em 2016, Isabella ingressou no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais (CEIM), da UFRGS. Desde 2017 vem participando de concursos nacionais de piano, tendo obtido o prêmio de 1º lugar e melhor interpretação de peça brasileira, no concurso Cora Pavan Capparelli, em 2017 e 2019, em Minas Gerais.

Obteve também menções honrosas nos concursos Souza Lima (2018) em SP e Edna Bassetti Habith (2019), em Curitiba. Em 2022 recebeu o prêmio revelação. Em agosto de 2021, ingressou na graduação em piano da UFRGS com nota máxima, por unanimidade da banca examinadora.

ESCOLHA

No seu segundo semestre na UFRGS, candidatou-se e recebeu uma bolsa de estudos completa para estudar na renomada “Bowling Green State University”, em Ohio EUA, sob a orientação da professora drª. Solungga Li.

A escolha pelos Estados Unidos veio após testes para estudar em vários país. “Optei pelo país, já que a bolsa era maior, de 100%. Estudar fora será um sonho realizado. Sei que abrirá portas para o mundo”, comenta Isabella.

Sair da versão mobile