Geral
APAE de Estância Velha pode se tornar Centro de Atendimento em Saúde Teacolhe
Por Luis Soares
Estância Velha- Após a cerimônia de inauguração do Banco de Coleta de Sangue, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, acompanhada do prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, e do secretário municipal de Saúde, Yuri Campos, visitou a APAE do município. Durante a visita, a entidade formalizou seu cadastro para integrar a rede dos Centros de Atendimento em Saúde do programa Teacolhe, voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Impressionada com a estrutura e o trabalho desenvolvido pela APAE, Arita Bergmann destacou a qualidade dos serviços prestados e afirmou que, após a formalização de toda a documentação exigida, a entidade tem plenas condições de se tornar também um Centro de Atendimento em Saúde Teacolhe no município.
Os Centros de Atendimento em Saúde são serviços regionais especializados, com acesso regulado pelo Sistema Gerson, destinados ao atendimento e à avaliação de pessoas com autismo em todas as fases da vida. O trabalho é realizado por equipes multiprofissionais com formação específica em TEA.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de atendimentos especializados às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e às suas famílias em todo o Rio Grande do Sul, fortalecendo a rede de cuidado e promovendo inclusão e qualidade de vida.
