Geral
Após 5 anos: Tudo pronto para a 18ª Festa do Aipim em Hortêncio
Evento terá cultura, shows, bandinha e muita comida típica
Por CÂNDIDO NASCIMENTO
São José do Hortêncio – Toda a estrutura de lonões e estandes está montada. Começa nesta sexta-feira, dia 28, a 18ª edição da festa do Aipim, a primeira a acontecer após a pandemia, e cinco anos após a última realização. A programação segue nos dias 29 e 30 de abril e 1º, 5, 6 e 7 de maio, na área do Parque Municipal Leonardo Teodoro Arnhold, junto ao Ginásio Municipal. A programação inicia nesta sexta à noite, e a abertura oficial acontece no sábado, às 10 horas.
AIPIM: CARRO-CHEFE
Estão previstas inúmeras atrações, tendo o aipim como carro-chefe, in natura e nos produtos derivados. O tradicional bolinho de aipim vai satisfazer os paladares mais exigentes. Mas terá chips, pães e croquete de aipim, no espaço da agroindústria. O Parque Municipal receberá inúmeros shows, uma grande área gastronômica, exposição comercial e agroindustrial, almoço típico, jogos germânicos, parque de diversões.
VÁRIOS SHOWS
O evento terá uma grande variedade shows com Rock Porão 49, Banda Commando, Banda Rosa’s, bandinha Típica Alemã, 0800, Canção Nativa, Portal da serra, Barbarella, Klabunde & Cia e Banda Periquito, Os Atuais, Rainha Musical, Pagode Dito & feito, Léo Soares e Banda, Eccos, Brilha Som, Negão e Banda, Pandora, Musical Encanto, Champion, Tchê Chaleira, Augusto e Rafael MC Jean Paul.
INTENSA PROGRAMAÇÃO
O ponto forte está no Desfile dos agricultores, na manhã de domingo, com início às 9 horas, também com participação de caminhoneiros e cavalarianos. Também está na programação a 3ª trilha do Aipim (motos), trilha de Jipes e Gaiolas, presença da Orquestra e Coral Municipal na Abertura oficial.
Ainda tem apresentação das Escolas do Campo (teatro), Encontro de Danças Alemãs, almoço típico, danças Alemãs e festival Infantil, Jogos Germânicos, competição de chopp, Djs Vander e Weendel, Cleiton e Vander e Pava.
Haverá também Baile da Terceira Idade, com Klabunde & Cia, apresentação de Projetos Culturais do Município, Circuito Pedal e Caminhada, 2ª etapa Copa Carmak Motors de Veloterra, parque de Diversões.
PREFEITA ESTER DESTACA A AMPLA PROGRAMAÇÃO
O evento segue na segunda-feira, dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador, com um dia intenso de programação. A prefeita Ester Dill Koch comenta da sua expectativa. “Eu espero que seja uma grande festa, primeiro, pelo fato que já faz cinco anos que ela não acontecia, uma programação bem diversificada, com o ingresso gratuito e variedade de comida típica. Estou feliz com a adesão da comunidade, do comércio e de todos os que se envolveram na estruturação desse evento, e todo mundo entrou no clima, com a cidade totalmente decorada. Reitero o convite a comunidade região serão todos bem recebidos e acolhidos”, explica.
A rainha Taíse Janaina Klein, a 1ª princesa Sabrina Bender Franz e a 2ª princesa Érica Wagner dedicaram esforços nos últimos dias para divulgar a festa, junto com a Comissão Organizadora. A 18ª Festa do Aipim é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Hortêncio e Associação Cultural de São José do Hortêncio. Conta com patrocínio master de Sicredi Pioneira, CDL Estância Velha/Ivoti, entre outros. A festividade faz parte do calendário oficial de eventos do Vale Germânico.
A opinião da comunidade e de quem vai vender produtos
Serão cerca de 50 estandes para comercialização de produtos e para exposição, incluindo patrocinadores. Também conversamos com alguns expositores e pessoas que vão levar iguarias, que comentaram sobre o que esperam em termos de festa.
“Eu acredito que será mais uma fez uma grande festa, que fortalece o nosso pessoal e auxilia na divulgação do município. Isso é muito importante, pois com o aipim se faz uma grande variedade de produtos”, afirma o morador Mário Petry.
A empreendedora Letícia Kunzler, 23 anos, cuja família é de produtores, vai investir no já tradicional chips de aipim. “Participamos da primeira festa em 2014, e com o chips para venda em 2018, e já foi um grande sucesso de vendas, mas teremos croquete e aipim frito para vender”, explica.
Claudio Klein, de Picada Café, já participou em duas oportunidades anteriores e a expectativa para esta edição é muito boa. Ele e a esposa levaram bolsas, carteiras, cintos, jaquetas e tapetes em couro para vender.
Matheus Koch, da Cervejaria Schness, está levando três chopeiras e sua expectativa é vender 25 mil litros de bebida. A empresa surgiu em 2017 e o empreendedor acredita no potencial do evento local. “Trata-se de uma festa importante para divulgar Hortêncio, pois valoriza as nossas tradições e a cultura, além das empresas daqui”, conclui.