Geral
Após décadas, Teewald inaugura “elefante branco”

O Ambulatório 12 de Maio, a partir de agora, tem uma nova estrutura
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | Na tarde de terça-feira (18), foi inaugurado o novo espaço da emergência e urgência do Ambulatório 12 de Maio. O prédio estava abandonado e parado há mais de duas décadas, sendo tratado como o grande “elefante branco” do município. A obra de reforma iniciou há cerca de cinco anos, ainda durante o segundo mandato da prefeita Mara Stoffel (PDT), período em que Gilnei Capeletti (MDB) era vice-prefeito.
A inauguração aconteceu em um momento histórico e simbólico – porque, exatamente há 74 anos, no dia 18 de novembro de 1951, foi inaugurado o Hospital São José que, posteriormente, se tornou o atual ambulatório.
Novo espaço está localizado “nos fundos” do prédio antigo
Atendimento otimizado
Participaram do ato de inauguração autoridades como prefeito, vice, secretários, vereadores e comunidade.
Segundo o prefeito Gilnei, a obra recebeu investimento aproximado de R$ 3 milhões. Ele explicou que o novo espaço abrigará a Emergência e Urgência, com área destinada a atendimentos de pessoas que chegam pelas ambulâncias, além dos consultórios médicos para os casos de urgência.
No segundo piso, está instalada a fisioterapia, em uma sala ampla. A lavanderia também passou a funcionar dentro do prédio.
O prefeito destacou que o prédio antigo já teve algumas salas reformadas, mas a ideia é reestruturar todo o espaço para separar os serviços: médicos e especialidades — como nutricionista, ginecologista e demais atendimentos — deverão ficar no prédio antigo, juntamente com a sala de vacinação e o setor de marcação de consultas e encaminhamentos para outras cidades. “É para dividir os espaços”, afirmou.
Prefeito Gilnei e secretária Adelaide durante a inauguração
“Dever cumprido”
Gilnei classificou o momento como “sensação de dever cumprido” e “realização de um sonho”, lembrando que o prédio era citado há mais de duas décadas como problema. Ele relatou que, ao assumir com a prefeita Mara, uma das preocupações foi a liberação do prédio, que estava com pendências relacionadas a recursos aplicados. “Em Brasília dizia que o prédio estava pronto, e aqui estava daquele jeito. Nenhum outro prefeito conseguiu a liberação e fazer investimentos.”
Etapas e junção de forças
Após conseguir a liberação, foi elaborado um projeto para execução em etapas, já que o orçamento inicial era de R$ 3 milhões, valor que o município não possuía integralmente. O prefeito destacou que toda a reforma e ampliação foi executada com recursos próprios, além de um valor destinado pela Wirth através da Veja para compra de móveis e equipamentos. Emendas impositivas dos vereadores também possibilitaram a aquisição do elevador.
“No início muitos acharam que não era viável pelo valor. Mas quando a gente tem um objetivo, às vezes tem que abrir mão de outras coisas. Com a participação das secretarias, fazendo cortes aqui e ali, sobrou dinheiro para investir. Demorou, mas hoje o prédio está pronto, com espaço amplo e equipamentos novos.”
“Grande conquista”
A secretária de Saúde, Adelaide Acker, afirmou: “É uma grande conquista para toda a nossa comunidade. Vai melhorar muito, humanizar o serviço, e também para que os profissionais possam trabalhar com mais dignidade”.
E ela já deixou um aviso: “Temos uma mudança na parte estrutural, que é o acesso antigo, que vai passar por reformas e melhorias, por isso já pedimos a compreensão de todos”.
Desta forma, quem precisar de atendimento imediato deve, agora, ir até “os fundos”, onde é a nova entrada. E, quem precisar de qualquer especialidade deve se dirigir à porta que fica à esquerda da antiga entrada – que permanecerá fechada para reforma. A Secretaria pede ainda que ninguém estacione na área destinada à emergência e urgência – somente desembarques.
QUALIFICAÇÃO NO ATENDIMENTO
Para o vice-prefeito Félix Alles, o espaço irá qualificar cada vez mais o atendimento. Destacou a importância de lembrar os parceiros que ajudaram, como os deputados. “E as economias que vocês (Mara e Gilnei) fizeram com os pés no chão mas com olhar no futuro, investindo cada centavo aqui.”
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Henrique Kaefer, participou do ato. “É um momento muito importante, aguardado há muitos anos. Isso é graças a um trabalho coletivo”, salientou.