/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Após denúncia de moradores, Autarquia Água de Ivoti é multada por descaso com a natureza

07/08/2018 - 09h50min

Ivoti – No final das contas, parece que a reivindicação de algumas pessoas residentes do bairro Jardim Panorâmico tinha fundamento. Após ingressarem no Ministério Público contra a Autarquia Água de Ivoti, alegando que árvores estavam sendo derrubados, prejudicando a fauna e a flora do local, os resultados vieram a tona. A Autarquia foi autuada por cometer dois tipos de infração e condenada a ressarcir o ecossistema, por meio de compensação ambiental.

A sentença foi tomada após a Promotoria de Ivoti receber na sexta-feira, 3 de agosto, a documentação, que foi encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente. Na verificação, foi constatado que as atividades da Autarquia foram executadas de maneira irregular e sem licenciamento ambiental. “Foi aberta uma passagem e árvores foram retiradas sem licença ambiental. Essas medidas são proibidas, segundo o código federal florestal”, descreveu a fiscal ambiental do município, Fabiane Fuhr, que realizou a vistoria após matéria publicada no Diário. “Ficamos sabendo do ocorrido pelo site do jornal, e prontamente fomos averiguar o local”, salientou.

Agora, cabe ao serviço público de água apresentar um projeto de reposição florestal em até 45 dias e cumpri-lo em, no máximo, um ano.

O que diz a Autarquia
De acordo com o diretor da Autarquia, Adriano Graeff, o órgão público adquiriu o poço já perfurado do morador Miguel Holzbach. “Em nenhum momento a Autarquia planejava desmatar o lugar ou prejudicar os animais. Apenas precisávamos passar por adequações, como canalização e instalação da parte elétrica”, explicou.

Em casos de crime ambiental, o que fazer?
Segundo o Ministério Público de Ivoti, qualquer denúncia ambiental pode ser encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente de Ivoti, que é o órgão responsável por licenciar e fiscalizar as atividades de impacto local que possam causar prejuízos ambientais, ou à Promotoria. Caso a referida secretaria não adote as providências julgadas necessárias pelo denunciante, este deve procurar a Promotoria para noticiar a suposta irregularidade/infração ambiental.

Leia também:

Morador do Jardim Panorâmico não concorda com ação movida contra a Autarquia Água de Ivoti

Moradores do Jardim Panorâmico movem ação contra a Autarquia Água de Ivoti

Sair da versão mobile