Conecte-se conosco

Geral

Aposentado de Presidente Lucena tem pitaya autofértil na Picada Schneider

07/02/2024 - 10h56min

Atualizada em 07/02/2024 - 11h01min

A busca por qualidade de vida e ar puro, em local cercado pela natureza

Cândido Nascimento

Presidente Lucena – Em local paradisíaco cercado por montes e muito verde, o aposentado Erton Reder e a esposa Ilva plantam de tudo na propriedade familiar de 4 hectares, situada na Picada Schneider. O diferencial está na pitaya autofértil, que não precisa ser polinizada manualmente. Contudo, eles plantam desde arroz, aipim feijão, caxi e tem uma grande variedade de árvores frutíferas e chás.
Natural de Três Passos, Erton já mora 30 anos na região e tem também casa em Picada Café. O pai, Arnildo e a mãe Assíria, tiveram nove filhos, e Erton é o mais velho. Ele e a esposa têm um casal de filhos, Jeferson, 40, pai de Isabela (7), que gosta muito de artes. Gisele, 39, é mãe de Lucas, 12, e Arthur, 5. Lucas gosta de tocar trompete e Arthur é apaixonado pro bateria, tendo tocado, inclusive, na Schmierfest.
A convite do prefeito Gilmar Führ (Nack) e do vice Luiz Spaniol (Lui), Erton e a esposa começaram a vender produtos na Feira do produtor e do artesanato. Lá é vendido, além da pitaya, o pão caseiro com fermento natural e que leva açafrão na sua receita. Mais recentemente, o casal conseguiu desenvolver uma geleia da pitaya.

Paixão pela pitaya vem desde 2016

Erton começou a nutrir paixão pela pitaya entre 2016 e 2017, colocando os primeiros palanques com três mudas da planta no entorno de cada um deles, no ano de 2020. No ano seguinte já frutificou. Mais recentemente ele colocou mais 40 palanques com três mudas em volta.
Hoje são mais de 300 pés da fruta, que tem na qualidade branca, dividida entre a autofértil (star white) e a vermelha. Como a planta floresce à noite, há um cuidado para que ela seja polinizada e produza frutos. Já, a autofértil não passa por esse processo, poupando esse trabalho, pois foi desenvolvida geneticamente para isso.

BENEFÍCIOS À SAÚDE

As frutas amarelas são abundantes em zinco e as vermelhas em ferro, possuem quantidade significativa de antioxidantes e previnem radicais livres. Há estudos que considerem que o consumo de pitaya pode auxiliar na eliminação de metais pesados, diminuir colesterol e regular a pressão sanguínea. Comê-la regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.
“A pitaya é sazonal, é colhida nos meses de calor, mas a colheita desse ano foi atípica, pois passamos pelo excesso de chuvas e agora enfrentamos o excesso de calor, então a frita cozinha por dentro”, explica o produtor. Ele recolhe o pólen à noite e guarda, para polinizar logo cedo da manhã.

Uma grande variedade de produtos

Outra planta existente na propriedade é o caxi, originário da África, e conhecida como porongo ou cabaça, sendo muito utilizada na produção de cuias para chimarrão. O sabor lembra um misto de abobrinha e chuchu, é suave e delicado, com textura de abóbora cabotiá.
Mas é também plantado o feijão, o aipim e tem alguns pés de arroz, na maior parte para subsistência. Outra planta que é cultivada é o açafrão ou cúrcuma, da mesma família do gengibre. Trata-se de uma planta utilizada tradicionalmente na medicina indiana. É indicada para resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.
Só de frutíferas são 65 variedades, algumas bem diferenciadas. Tem ali pés de banana, mamão, caqui, abacate, laranja e bergamota, goiaba. Mas tem também seriguela, romã, pêssego, araçá, uvaia, fruta do conde e graviola, entre outras. Mas tem a planta ora-pro-nóbis e chás tipo alecrim, erva baleeira e stevia.

MERCADOS

A pitaya é fornecida para mercados e também é vendida através de um serviço de delivery, exercido por um casal de conhecidos da Picada Schneider, que faz as entregas na região com uma Kombi. Os pedidos são feitos sob encomenda.
Quem quiser adquirir os produtos de Erton e da esposa, pode ir aos sábados, a partir de março até a Feira do Produtor Rural e do Artesanato, junto ao Parque Municipal Egon Gewehr, que funciona das 9 horas às 13 horas. Para encomendar o pão caseiro, basta ligar para Ilva para o fone: (54)99164-8417.

APOIO

Segundo Erton, o apoio da Prefeitura é de muita importância para os produtores. Ele cria tilápia e adquire os filhotes (alevinos) para o açude existente na propriedade. Os peixes são para subsistência. Entre os serviços recebidos destaca ao auxílio na produção de canteiros e na colheita do feijão.

Erton e a esposa têm um cuidado especial com a produção de pitaya (Crédito: Cândido Nascimento)

 

O caxi, conhecido por cabaça, é um dos produtos diferenciados

 

Os pés de açafrão também existem, em abundância

 

 

 

Arroz também é plantado na propriedade

 

A pytaia tem um sabor suave e parecido com o kiwi

O pão caseiro com açafrão é vendido na feira

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.