Geral
As origens do Kerb: Muito além de uma simples festividade
O 40º Festival de Kerb de Estância Velha começa na próxima quinta-feira (20) com diversas atrações na Praça 1º de Maio, mas além de shows musicais e representações artísticas e culturais, o Kerb possui uma origem muito mais antiga e aliada à Igreja. O Kerb, segundo o Pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Estância Velha, Pastor Paulo Roberto Franke, o festejo do Kerb começou na região há aproximadamente 180 anos.
O Kerb, ainda de acordo com o Pastor, é uma festa de celebração do aniversário de um templo religioso da comunidade evangélica, a origem, ao contrário do imaginário popular, é oriunda dos imigrantes alemães, e não necessariamente uma festa alemã. Por outro lado, alguns estudiosos apontam que a comemoração nada mais significa do que um festejo popular para celebrar a colheita.
Fato é que a ligação religiosa com o Kerb é muito grande, tanto que no domingo designado, ocorre o culto ecumênico (ou seja, sem um rito de uma religião específica), e posteriormente, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana é a anfitriã do tradicional almoço de Kerb. Neste ano, as festividades religiosas serão no dia 23 de abril.
“É muito importante que o Kerb seja comemorado e festejado de maneira mais ampla, mas jamais podemos esquecer da fundamentação dela, da sua origem”, comenta o Pastor Franke.
Confira a programação religiosa do 40º Festival de Kerb:
23/04 – domingo
9h – Culto ecumênico de Kerb na IECLB
10h – Desfile da comitiva de Kerb pelas ruas centrais da cidade
11h – Transmissão da faixa ao novo casal de Rei e Rainha do Kerb
12h – Almoço Oficial de Kerb | OASE IECLB
Foto: Arquivo Pessoal
LEGENDA: Pastora Francinne de Oliveira Kerkhoff e Pastor Paulo Roberto Franke