Geral

Astrofotógrafo de Nova Petrópolis é destaque mundial a partir de site italiano

02/06/2022 - 15h44min

Atualizada em 02/06/2022 - 15h48min

Nova Petrópolis – O jovem Guilherme Drumm, astrofotógrafo de 17 anos, alcançou mais um feito nesta semana. Uma de suas fotos foi escolhida pelo Gruppo Astrofili Galileo Galilei (GrAG), da Itália, como a Astronomical Photo of the Day( Apod). Fotógrafos do mundo inteiro enviam suas imagens do universo para serem escolhidas pelo Apod GrAG como foto do dia e, no dia 1º de junho, a de Guilherme foi a escolhida.

Segundo Guilherme, o Apod GrAG é um dos quatro principais sites de astrofotografia do mundo, e conseguir uma publicação em um deles é algo grandioso. “Eu tento que fazer imagens cada vez melhores. Então, para mim, era uma meta conseguir chegar no Apod. Significa muito, é uma coisa a nível global. De todas as fotos que foram enviadas do mundo inteiro, a minha foi escolhida como a melhor”, comentou.

Constelação de Orion

Foto de Guilherme escolhida pelo site italiano (Créd.: Guilherme Drumm)

A foto capturada por Guilherme é da Constelação de Orion, feita a partir do quintal de sua casa, em Linha Imperial. A imagem contém um total de 3h52 de exposição, em três noites diferentes (31 de março, 23 e 24 de abril). É possível ver, à esquerda, o Cinturão de Orion, popularmente conhecido como As Três Marias. Também a Nebulosa Cabeça de Cavalo (em vermelho) e a Nebulosa da Chama. Na parte direita, está a Nebulosa de Orion, que é a parte mais brilhante.

Atualmente, em junho, a Constelação não está mais visível devido à rotação da Terra, e quando a foto foi capturada, ela estava quase sumindo no horizonte. “Quando ficava escuro, eu tinha que ser rápido para capturar antes que sumisse no oeste. Dava tempo de uma hora de exposição, mais ou menos. Considero a melhor foto que já fiz, pois consegui aplicar novas técnicas para extrair nebulosas mais ao fundo, que não eram iluminadas”, conta.

Surpresa ao acordar

Guilherme Drum se dedica a capturar imagens do universo (Créd.: Dário Gonçalves)

Fazia uma semana que Guilherme tinha enviado sua foto. Então, na quarta-feira, 1º, quando acordou, verificou seus e-mails e viu que um deles estava todo em italiano. Era o Apod lhe parabenizando pela foto e informando sobre a escolha. “Entrei no link e lá estava a minha foto, na capa do site. Fiquei muito feliz”, disse.

O jovem havia sido capa do Diário em dezembro de 2021, quando teve uma de suas fotos selecionadas para a capa da Revista Brasileira de Astronomia. Passados seis meses, ele afirma que evoluiu muito em questão de captura, técnica, processamento e também de equipamentos. “Hoje tenho um equipamento que é praticamente um telescópio em forma de lente. Mas pra conseguir algo assim, só estudando, praticando, errando, fazendo de novo. No total, foram umas quinze horas de trabalho do zero pra essa foto”, finaliza.

A publicação no Apod GrAG pode ser conferida clicando aqui e outras fotos de Guilherme em instagram.com/guilherme_869.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário