Esporte
Atleta de Nova Petrópolis participa das Surdolimpíadas em Caxias do Sul
Representando o Brasil no atletismo, ele estreia neste sábado, dia 7
Por: Dário Gonçalves, Gian Wagner
Nova Petrópolis – O atleta Jonas Moisés Petry, de 36 anos, estreia neste sábado, 7, na 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, que estão sendo realizadas desde o dia 1º em Caxias do Sul e seguem até o dia 15. Natural e morador até hoje de Nova Petrópolis, Jonas é o único do município que está participando dos jogos. Ele iniciou sua trajetória no esporte através da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul (SSCS).
O atleta disputará duas modalidades: o lançamento de discos e lançamento de dardos. Além de atletas, Jonas é designer gráfico e professor de Libras, por isso, concilia as atividades esportivas com o trabalho, sem poder dedicar-se 100% ao atletismo. O Diário fez contato com o atleta, mas como ele já está em Caxias do Sul se preparando para os jogos, a entrevista não pôde ser realizada e, devido às dificuldades e falta de tempo, também não foi possível fazer via celular.
DOIS IRMÃOS TAMBÉM DISPUTA A COMPETIÇÃO – Além de Jonas, a região tem mais um atleta como representante na competição mundial. David Scholl, de 38 anos, é de Dois Irmãos e também participa das Surdolimpíadas. David é medalhista dos 3º Jogos Pan-Americanos de Surdos realizados na Argentina. Na competição ele participou dos 800 metros. Quase duas décadas depois, vai atrás de novas medalhas. Em Caxias do Sul ele disputará a modalidade ‘orientação’. Ao todo, a delegação brasileira é composta por 199 atletas, sendo a maior de todas as participantes.
Três no atletismo
Dos 45 gaúchos convocados para as Surdolimpíadas de Caxias do Sul, apenas três estão inscritos na modalidade ‘atletismo’, pela qual Jonas compete. Os outros atletas gaúchos são Aguinaldo Padilha da Silva, de Uruguaiana, e Aline Bieger, de Campo Bom.