Conecte-se conosco

Geral

Atletas da Ucrânia que estão em Nova Petrópolis falam sobre a guerra na Europa

29/04/2022 - 14h24min

Com auxílio de tradutor, técnico da Ucrânia falou sobre o sentimento quanto cidadãos ucranianos (CRÉDITOS: FRANCIS JONAS LIMBERGER)

Eles estão hospedados no município e vão disputar as Surdolimpíadas que ocorre em Caxias do Sul

Por: GIAN WAGNER

Nova Petrópolis – Há 12 mil quilômetros de casa, os atletas ucranianos que estão hospedados em Nova Petrópolis falaram sobre a guerra que atinge seu país. O contato com os atletas é dificultado pelo fato de alguns sequer falar, os que conseguem, se comunicam apenas em ucraniano. É o caso do treinador do time, Kozin Victor Vladimirovich, de 56 anos, que falou em nome da equipe. Para a comunicação, foram utilizados aplicativos de tradução de português e ucraniano.
Ele relata que a seleção de futebol não vivenciou a guerra, pois o time estava passando por um período de treinamentos na Turquia quando a Ucrânia foi invadida pela Rússia, em 24 de fevereiro deste ano. Desde então, nenhum deles voltou para casa. “Minha família está na Ucrânia, onde tem mísseis e bombas. Tenho amigos que morreram ou ficaram feridos”, conta o treinador.

Vladimirovich conta que a guerra fez com que todas as competições esportivas da Ucrânia fossem paralisadas. No entanto, o governo local decidiu que a equipe deveria representar o país nas Surdolimpíadas. A volta para casa deve ocorrer após a disputa dos jogos no Brasil. “No momento somos lutadores no campo de futebol. No final das Surdolimpíadas, iremos para casa para defender o nosso país”, disse Victor.

Até agora, a guerra que já passa de dois meses vitimou mais de 46 mil pessoas, além dos 12 mil feridos e cerca de 400 desaparecidos (dados atualizados no final de abril e que aumentam a cada dia). Também são cerca de 13 milhões de pessoas desalojadas em decorrência dos ataques russos.

DELEGAÇÕES NA SERRA – Setenta e um ucranianos vão se hospedar em Nova Petrópolis. Além do time de futebol, atletas de outras modalidades também estarão no Jardim da Serra Gaúcha. A equipe masculina de futebol foi a primeira a chegar. Os jogadores treinaram no Azalobão, campo do Esporte Clube Nova Petrópolis. Nas 24ª Surdolimpíadas, o time estreou contra a Coreia do Norte no sábado (30). A partida foi no Estádio Cinquentenário. “É um acontecimento da maior grandeza e um privilégio para o nosso município”, disse o prefeito Jorge Darlei Wolf sobre a chegada das delegações de pelo menos cinco países em Nova Petrópolis. Além dos ucranianos, o município já registra reservas para atletas do Chile, México e Quênia, este último que ficará com toda delegação e autoridades na cidade.

DE BIKE
A seleção de futebol masculino da Ucrânia foi a primeira a chegar a Nova Petrópolis.
No deslocamento até o campo de treinos, muitos deles estão optando pelas bicicletas disponibilizadas pelo hotel, inclusive em dias de chuva.

Bicicletas foram preferidas pelos atletas para se deslocar na cidade (CRÉDITOS: FRANCIS JONAS LIMBERGER)

PARECE A EUROPA
O pai do treinador da seleção ucraniana era alemão de nascença. Isso fez com que Victor encontrasse características do país europeu em Nova Petrópolis. “Vejo uma pequena cidade, aconchegante e com muito verde. Lembra também a minha cidade natal, Poltava, na Ucrânia”, revela.

Time treinou na semana passada no Estádio Azalobão, campo do EC Nova Petrópolis (CRÉDITOS: FRANCIS JONAS LIMBERGER)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.