Geral
Atletas Paralímpicos de Ivoti se destacam em competição
Ivoti – A vida dos irmãos Mateus e Miguel Führ mudou repentinamente este ano, ao descobrirem o talento para diversas modalidades esportivas. Rapidamente, eles galgaram diversos degraus no mundo do esporte e já trouxeram diversas medalhas para casa, durante a Paralimpíadas Escolares 2023. E já se preparam para etapa nacional, em novembro. Ao lado deles, representando a APAE de Ivoti, João Gabriel, que venceu nos 60 metros.
Miguel faturou o ouro no arremesso de peso, com direito a recorde da modalidade nas Paralimpíadas Escolares, com a marca de 4,69 metros. Também conquistou prata no lançamento de pelota e 60 metros na corrida de cadeira masculino.
Mateus também obteve ouro, com o lançamento de pelota e nos 60 metros de corrida de cadeira masculino, e prata no arremesso de peso.
A mãe orgulhosa, Alexandra Hensel, destacou a dedicação dos filhos, assim como muitos atletas paralímpicos. “As pessoas costumam dizer que são modalidades para deficientes. Mas, na verdade, eles são extremamente eficientes. O tanto que se empenham em superar as adversidades para obter bons resultados, é incrível. Lá, há diversas pessoas que vem com diferentes deficiência, mas que não se limitam ao problema, e sim a solução”, comentou Hensel.
A alegria de participar da competição renova a autoestima dos meninos, que veem no esporte, uma ferramenta para transpor adversidades. “A alegria deles de ir além de um diagnóstico é muito bonita. A pessoa que criou isso é iluminada, por usar um campeonato com diversas modalidades diferentes, para descobrir o potencial de cada um. Lá, eles se sentem iguais a todos”, disse Hansel.
Além de deixar uma mãe feliz e orgulhosa, os irmãos também voltaram repletos de alegria para casa, ao conquistarem medalhas em seu ano de estreia nas paralímpiadas. “E tudo isso foi possível graças ao professor Paulo Antoni, de Portão, que conhecemos durante um evento, em 2022. Ele viu potencial nos dois e incentivou a família a se engajar nessa ideia em participar de uma competição Estadual que daria vaga para a Regional, em São Paulo”, lembrou Hensel.