Geral

Atletismo Escolar mobiliza futuros talentos em Ivoti

06/06/2019 - 09h28min

Ivoti – O olhar concentrado e a corrida a passos largos foram mais do que simples atividades para cerca de 80 alunos de sete colégios do município na tarde de terça-feira, 4. Foi mais uma etapa da Olimpíada Escolar de Atletismo.

O evento do Departamento de Desporto mobilizou jovens de 13 e 14 anos da categoria Infantil, na pista de atletismo do Instituto Ivoti. A Olimpíada é seletiva para os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), e as próximas etapas são na segunda-feira, 10 (categoria Mirim) e quarta-feira, 12 (Infanto).

O clima colaborou e, ao todo, foram realizadas 16 provas, entre arremesso de peso, corrida de 75, 250 e 1.000 metros, salto em distância e em altura, além do revezamento 4×75 metros. Para muitos, foi a primeira participação no evento, enquanto outros já experimentaram a sensação de competir nestes jogos.

Kauã Martins, de 15 anos, estuda na Escola 25 de Julho, e é morador do bairro Concórdia. Ele já treinava no Instituto e competiu em duas provas, no salto em distância e no arremesso de peso. Kauã também conta que é a terceira vez que participa da Olimpíada Escolar. “Procuro competir para deixar minha marca, superar estes desafios”, afirma ele.

Habilidades

O professor Diego Famfa dá aulas de Educação Física na 25 de Julho e conta que fica feliz com a oportunidade de apresentar o esporte em um espaço diferente da sala de aula. “Na escola, há a prática cooperativa e aqui é feito de maneira competitiva. O mais importante para estes alunos é vir ao evento e poder demonstrar suas habilidades”, diz Famfa.

Outra aluna veterana é Letícia Dill, 14 anos, que estuda no 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Nelda Julieta Schneck, em Nova Vila. Ela participou de duas modalidades, o arremesso de peso e a corrida de 75 metros. “Sempre tento melhorar meu índice e sinto que estou evoluindo”, afirma ela.

Quem treina ela e os demais alunos da Escola Nelda é o estagiário de Educação Física, Lucas Dhein. “Eles estão gostando da competição. É legal que a escola se preocupe em trazer os alunos para este evento. Quem sabe descobrimos novos talentos”, aponta ele.

O diretor-geral do Instituto Ivoti, Everton Augustin, que abrigou os alunos durante a competição, reforça a importância da parceria entre o setor público e privado, o que possibilita que eventos assim possam ocorrer. “Este benefício não é apenas para nós, mas para toda a sociedade. O esporte proporciona que o atleta se desenvolva e conheça a si mesmo, seus limites, e possa buscar superá-los”, comenta ele.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário