Conecte-se conosco

Geral

Atrações da Feira do Livro de Nova Petrópolis são apresentadas na Biblioteca do Estado

19/09/2022 - 10h44min

Patrono da Feira do Livro deste ano é o tradicionalista Gaudêncio Terra (créd. Gian Wagner Baum)

A edição deste ano é comemorativa e marca os 25 anos do evento

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – As atrações e novidades da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis foram apresentadas ao público na semana passada em uma cerimônia realizada no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre. A edição comemorativa, que marcará os 25 anos do evento literário, acontecerá de 7 a 9 de outubro, na Rua Coberta.
Autoridades municipais e estaduais, escritores, representantes de segmentos literários, diretores e professores, estudantes, artistas e jornalistas acompanharam o evento em Porto Alegre. “Esta cerimônia engrandece o nosso município, pois evidencia algo muito especial, que nos é próprio: a nossa cultura, a nossa educação de qualidade e o nosso apreço pela literatura. A Feira Municipal do Livro é o evento que representa todos estes valores de Nova Petrópolis. E neste ano ela adquire um valor ainda maior, pois será a sua 25ª edição”, disse o prefeito Jorge Darlei Wolf. A cerimônia contou com a presença e a fala do atual prefeito mirim de Nova Petrópolis, Lucas Eduardo Nienow, que relatou ao público como começou a gostar de ler após o incentivo recebido em casa.

DESTAQUES – Os destaques da programação foram apresentados pela Diretora do Departamento de Cultura, Cândida Maldaner. Um destes destaques é o espaço especial para as participações dos autores locais. Serão seis expositores de livros, incluindo este estande de autores de Nova Petrópolis, e um outro que será do patrono da Feira do Livro, Gaudêncio Terra. Além disso, outra novidade é o Cantinho de Leitura. A Feira terá um espaço de alimentação e o palco principal, onde acontecerão apresentações artísticas e encontros com autores.

Escritores do Amanhã
Outro destaque da feira é o projeto “Escritores do Amanhã”. Este projeto envolverá as escolas que vão promover um incentivo literário entre seus alunos. Os textos produzidos são publicados em um livro, que será entregue ao aluno, professor e escola durante a Feira do Livro. “Um país só melhora com a cultura e a educação. E já que estamos em um prédio inspirado no positivismo, vamos lembrar sempre: ‘o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim’”, disse o patrono Gaudêncio Terra.

Pequenas Cantoras participaram do lançamento e conheceram a Biblioteca do Estado (créd. Gian Wagner Baum)

Pratas da casa
Em um espaço digno de espetáculos, jovens artistas locais encantaram e abrilhantaram o evento especial. Marlon Salanti fez as honras do Hino Riograndense, entoado de pé. O pianista Michael Michaelsen encantou o público com quatro peças tocadas para o público, sendo duas delas nacionais, uma de Frédéric Chopin e outra um improviso autoral. Algumas integrantes das Pequenas Cantoras de Nova Petrópolis também viajaram para a Capital para encantar os presentes com o canto coral.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.