Destaques
ÁUDIO: como conviver com a doença do alcoolismo dentro de casa
Ivoti – O alcoolismo é uma doença que não tem cura. Isso significa que mesmo que um dependente de álcool esteja sóbrio por muito tempo, ele é suscetível a recaídas. Além do alcoólico, quem sofre com a situação são os familiares e amigos.
Mas, afinal, como conviver com uma pessoa que sofre da doença? A Nelci, uma mulher que conviveu com um alcoólico por anos, explicou sobre o assunto em entrevista ao programa Sala de Espera na Rádio Ivoti. Ela preserva a identidade, mas também usa de sua experiência para alertar mais pessoas sobre o tema, que ainda é considerado um tabu.
Nelci integra o grupo Al-Anon, com familiares de alcoólicos. “Uma vizinha me levou para a sala de Al-Anon. Lá, eu aprendi que é uma doença e deveria me preparar para ajudar a pessoa. Com o passar dos anos, fui modificando minha vida”, conta ela em sua primeira entrevista.
Nesta edição, Nelci dá dicas de como conviver com um alcoólico, de como a doença afeta a família, como perceber o que está acontecendo e fala sobre o grupo Al-Anon. Confira a entrevista: