Destaques
Aumento na expectativa de vida: dicas alimentares para viver mais
Ivoti/Região – Dizem que ao se tornar idoso, você está na melhor idade. Melhor se puder aproveitá-la mais ainda. Segundo o IBGE, a expectativa de vida no Rio Grande do Sul, tanto para homem como para mulher, passou de 72,4 em 2000 para 77,8 em 2016.
De todos os fatores, um que é fundamental para o aumento da expectativa de vida da população são os hábitos alimentares praticados ao longo do tempo. Quem afirma isso é a nutricionista Karini Merolillo. “O melhor remédio para prevenção e até para o tratamento de algumas doenças são os alimentos naturais. Alguns conhecidos como antioxidantes permitem que se viva mais e melhor, pois eles têm a capacidade de combater os temidos radicais livres, moléculas que em excesso se prendem às células do corpo e as oxidam, comprometendo seu bom funcionamento e acelerando o envelhecimento”, indica. A nutricionista lista algum desses alimentos. “Bons exemplos de antioxidantes são aveia, tomate, soja, alho, uva, vinho tinto, azeite extra virgem, castanha-do-pará, peixes e etc”, destaca.
Todos reunidos para celebrar a vida
Frequentemente um grupo de idosos se reúne para celebrar a vida e jogar bingo, no bairro Morada do Sol. Organizado de maneira voluntário, o evento fica lotado a cada edição, com todas as 100 cartelas sendo comercializadas. De acordo com uma das organizadoras voluntárias, Maria Schorr, de 68 anos, o principal motivo para juntar todas essas pessoas é promover a interação entre grupos de diferentes cidades e evitar que os idosos fiquem muito tempo em casa. “Queremos que nossos amigos tenham um lazer saudável e que não permaneçam todo o tempo em casa. Eu mesma jogo cartas toda a semana. Me faz um bem danado”, disse.
Leia também:
Aumento na expectativa de vida: fatores psicológicos que ajudam a viver mais
Aumento na expectativa de vida: muito cedo para ficar parado