Conecte-se conosco

Destaques

Aumento na expectativa de vida: fatores psicológicos que ajudam a viver mais

15/08/2018 - 16h09min

Ivoti – Dizem que ao se tornar idoso, você está na melhor idade. Melhor se puder aproveitá-la mais ainda. Segundo o IBGE, a expectativa de vida no Rio Grande do Sul, tanto para homem como para mulher, passou de 72,4 em 2000 para 77,8 em 2016.

Para a psicóloga Geraldine Alves dos Santos, o aumento na expectativa de vida é uma combinação de fatores, mas nenhum deles é psicológico. “Ter uma mente sã e equilibrada apenas contribui para ter uma qualidade de vida. Esse tipo de pensamento não construímos apenas na terceira idade, mas sim, durante toda a nossa existência”, alertou a psicóloga.

Geraldine ainda comenta que indivíduos com uma resiliência maior conseguem lidar de uma melhor forma com as doenças provocadas pela mente. “Quanto mais resilientes, menor é a tendência a sofrerem de depressão, estresse, negatividade e outros tipos de patologias psicológicas”, explicou. “Para se ter um maior aproveitamento depois de aposentado, por exemplo, o ideal é desempenhar alguma atividade diferente daquela exercida durante todos esses anos”, orientou Geraldine.

Um exemplo de mente saudável é a dona Elcy Herrmann, que em novembro completa 84 anos. Atuante na diretoria do grupo Encontro da Saudade, Elcy esbanja vitalidade e lucidez a cada palavra. “Já tenho muitas amigas do meu tempo que hoje em dia não estão mais aqui, por isso valorizo as amizades que faço no grupo e nos bailes”, observou.

Sempre cuidando do seu jardim e da horta, a mãe de três filhos e avó de oito netos faz questão de ter uma rotina recheada de tarefas. “Eu cozinho, faço todo o trabalho doméstico, dou atenção para as minhas flores e sempre estou passeando por aí”, contou enquanto mostrava uma árvore no pátio da sua residência, que tem a mesma idade de um de seus filhos. “Essa árvore está há 65 anos aqui e permanece firme e forte”, frisou Elcy, que se aposentou no ramo de calçados.

Leia também:

Aumento na expectativa de vida: muito cedo para ficar parado

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.