Conecte-se conosco

Geral

Aumento na expectativa de vida: muito cedo para ficar parado

15/08/2018 - 08h06min

Ivoti – Dizem que ao se tornar idoso, você está na melhor idade. Melhor se puder aproveitá-la mais ainda. Segundo o IBGE, a expectativa de vida no Rio Grande do Sul, tanto para homem como para mulher, passou de 72,4 em 2000 para 77,8 em 2016. Os estudos de evolução demonstram que a transição demográfica começou mais cedo em relação à maior parte dos estados brasileiros e tornou-se mais evidente nas últimas décadas, caracterizando o rápido aumento absoluto e relativo das faixas de população adulta e idosa.

Evaldo Ivo Wagner, mais conhecido por Paciência, se aposentou no ramo de calçados. O dono da Sorveteria Kika conta que fundou o estabelecimento em 1988, logo após se aposentar. “Eu não podia ficar parado naquele tempo, muito menos hoje em dia. Só vou parar de trabalhar quando o homem lá de cima me chamar”, declarou Paciência.
Além de trabalhar, Paciência se mantém ocupado com outras atividades, como viajar, cuidar da casa na praia e exercícios físicos, alegando que esses são os fatores da sua longevidade aos 78 anos. “A cabeça vazia é oficina do Diabo. Aqueles que se aposentam e ficam no ócio, sempre morrem mais cedo, pois relaxam em relação ao cuidado com a saúde”, detalhou.

Leia também:

No sábado Ivoti terá 18 atrações no Viva a Música, junto a Praça Concórdia

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.