Conecte-se conosco

Destaques

Avó que perdeu tudo em incêndio precisa de ajuda em Dois Irmãos

13/03/2019 - 09h22min

Atualizada em 14/03/2019 - 10h04min

Dois Irmãos – Há quase três meses, Valdecir Alves Ferreira viu décadas de trabalho se perder em um incêndio que destruiu sua residência, no Alto Vila Rosa. Em minutos, as chamas destruíram tudo que havia na casa. Ela ficou apenas com a roupa do corpo e, agora, segue a luta para conseguir reconstruir seu lar. Logo após o incêndio, a principal preocupação foi superar o trauma vivido. Mais do que a tristeza da perda material, Valdecir viveu momentos de pânico ao ter que retirar um neto de 6 anos e um sobrinho de 10 anos que ficaram presos dentro de um dos cômodos enquanto as chamas começaram a se alastrar. “Foram os piores momentos da minha vida. Não desejo isso a ninguém. Nenhuma pessoa deveria passar por isso na vida. Até hoje, se ouço sobre notícia de incêndio, me lembro daquele fogo alto se formando e do desespero que foi”, disse Valdecir.

O incêndio que destruiu a residência e por pouco não feriu as crianças aconteceu por volta das 12h do dia 26 de dezembro do ano passado. Valdecir estava terminando o almoço quando iniciou o fogo no botijão de gás. Ela tinha visita, um casal e uma criança de 10 anos. “Eu tinha comprado suco de uva natural e já tinha fritado bife. Estava preparando um almoço diferente para a visita. Foi quando comecei a fritar cebola que percebi que começou a pegar fogo no gás e as chamas se alastraram rapidamente”, conta. O neto de 3 meses estava deitado em um colchão próximo e as chamas chegaram a atingir o tecido. “Quando virei e vi o fogo se aproximando, corri e peguei ele no colo. Só por Deus nada aconteceu naquele instante. Entreguei ele para alguém e voltei para a casa para encontrar o meu outro neto maior e meu sobrinho. Quando eles viram o fogo, correram para o quarto na tentativa de salvar os brinquedos e, com isso, ficaram presos”. Vizinhos ajudaram a arrombar a porta e salvar as crianças. “Quando conseguimos entrar no quarto, meu neto já havia inalado fumaça. A situação foi dramática. Senti muito medo que o pessoal não ia conseguir abrir a porta. Naqueles primeiros momentos, logo pensei nos meus netos e sobrinho. O alívio de ver eles vivos, de poder abraçar, era tudo que me bastava”.

AJUDA PARA CONSEGUIR O NOVO LAR DE VALDECIR

Valdecir e a filha Valéria já conseguiram a ajuda de uma arquiteta e de um engenheiro para fazer o projeto da nova residência. Com a ajuda da Igreja Adventista e algumas doações em dinheiro, Valdecir também já tem uma pequena quantia para dar o pontapé inicial na obra. “Logo depois do incêndio, não tivemos cabeça para pensar em campanha ou na reconstrução. Precisei ajudar minha mãe e meu filho de seis anos, que ficou preso no quarto, a ajudar superar o trauma que haviam passado. Recebemos muitas doações de roupas, tantas que já repassamos as que vieram adiante para quem também precisa. Seremos eternamente gratos. Agora, vamos começar a luta para conseguir reconstruir a casa da mãe, para ela voltar a ter o espaço dela, o lar dela”, disse a filha Valéria. Quem quiser ajudar com a doação de qualquer quantia em dinheiro, pode depositar: agência 1776-0 Bradesco conta 1001.610-0. Para doações de materiais de construção, o contato pode ser com a filha Valéria, pelo fone (51) 99960-0085.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.