Destaques
Bandinha do Piriquito recebe prêmio de melhor banda alemã-rio-grandense
São José do Hortêncio – Na noite da última terça, ocorreu a cerimônia de entrega do prêmio Vitor Mateus Teixeira, na Assembleia Legislativa. Este é um prêmio instituído pela própria Assembleia e visa homenagear músicos, cantores e declamadores do Estado, como um tributo a Teixeirinha para valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.
A comissão julgadora dos 18 prêmios foi formada por dois representantes dos sindicatos dos Músicos Profissionais, dos Compositores Musicais, um representante do MTG, da Fundação Vitor Mateus Teixeira e do Departamento de Cultura da AL.
A Bandinha do Piriquito, de São José do Hortêncio, com músicos de várias cidades, entre elas, Morro Reuter, foi agraciada na categoria: Banda de música alemã-rio-grandense. “Este prêmio é muito importante para nós, mostra que estamos no caminho certo, nossa cultura deve ser preservada, mantida, vivida e divulgada; seja nos costumes, na música, na dança ou na língua. Dedicamos esse prêmio a todos, que assim como nós, apreciam uma boa bandinha”, destaca Jairo.
HISTÓRICO
– Fundada em 2 de abril de 2018 por Jairo Luis Knob “Piriquito”, a banda tem como objetivo executar as clássicas e animadas músicas de Kerb, e assim, trazer a trilha sonora das músicas alemãs e músicas regionais para as festas e bailes da região.
– O grupo é composto por 7 músicos já experientes no ramo, são eles: Márcio Bock (saxofone), Jadir Jannke (saxofone e trompete), Ivandro Hanel (trompete e trombone), Jairo Luis Knob (trombone e tuba), Gabriel Zimmer (voz e guitarra), Rodrigo Kich (voz e gaita) e Guilherme Link (bateria).
Músicos recebendo o prêmio das mãos do deputado Elton Weber
SUCESSO EM GRAMADO
A banda já se apresenta em diversas festas da região e durante a semana animam os turistas numa cervejaria, na rua coberta em Gramado. Local este que deu origem ao grupo, e lá se apresentam semanalmente, de 3 a 5 dias por semana, contabilizando já mais de 130 apresentações, desde que foi fundada, em abril.
“Tocar as nossas músicas de bandinha e animar os turistas que vem de todas as partes do Brasil e do mundo é uma honra para nós. Nossa cultura alemã regional é extremamente rica e encanta a todos quantos a conhecem. Somos felizes em poder representar a região, a todos aqueles que vem de longe, conhecer o que aqui existe” diz Piriquito.