Geral

Bar do Pitt: São 70 anos de história em Ivoti

20/07/2023 - 14h23min

Atualizada em 20/07/2023 - 16h30min

Ivoti – O fundador do Bar do Pitt foi Pedro José Breitenbach, que foi o primeiro padeiro de Ivoti. Em 1953 ele começou o bar e restaurante, além de ter uma pensão destinada a cerca de 16 rapazes que trabalhavam nas fábricas de Ivoti naquela época. Natural de Lomba Grande, Novo Hamburgo, ele casou com a ivotiense Emília Luisa Thewes.
Hoje, a atividade está na terceira geração. O nome Pitt vem do apelido de Pedro, em alemão. O fundador teve o filho Pedro Geraldo, e as filhas Neli (em memória), Nali e Nelda (em memória). Nelda foi casada com o ex-prefeito Egon Schneck (Schnecão). O bar foi frequentado por vários moradores e pessoas da região, incluindo muitos políticos.  A família Breitenbach fez parte do processo de emancipação política de Ivoti, que era ligado primeiro a São Leopoldo, e depois a Estância Velha. Em 19 de outubro de 1964, o então Governador do Estado Ildo Meneghetti, assinava a Lei nº 4.798, que criava o município de Ivoti.

DESCENDENTES

Pedro Geraldo (Pitt) assumiu o bar em 1956, também trabalhou com restaurante. Casou com Marlene Suzana (em 1966), com quem teve dois filhos: Pedro Daniel (também chamado de Pitt), 54, e Maurício, 47. Maurício assumiu o empreendimento em 2010, procurou ampliar o mix de produtos do bar e colocou energia solar em 2020, com o intuito de economizar na conta de luz. O lema do bar, que está no Twitter é “Muito mais do que uma conveniência”
O bar tem uma parceria com o Tri Legal e já vendeu 75 prêmios, entre casas, carros e motos, além de prêmios em dinheiro. A variedade de produtos, entre secos e molhados, pasteis quentinhos, café, bolos, bebidas em geral e até frutas e ferragens estão à venda no local, junto com gêneros alimentícios variados, salgadinhos, balas e chocolates, picolés e sorvetes diversos. Endereço: Av. Presidente Lucena, 3174. Fone 3563-1762. Twitter: @bar do pitt; Instagram: @bardopitt; Facebook: Bar do Pitt;

Sair da versão mobile