Geral
Barco explode no Rio Amazonas e fogo atinge outras 4 embarcações, no Amapá
Um barco explodiu numa região conhecida como Igarapé da Fortaleza, no Amapá, na tarde desta quinta-feira (1º). Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro embarcações foram destruídas totalmente e uma parcialmente. Até a última atualização desta reportagem, foram identificadas duas pessoas feridas em estado grave.
As equipes do Corpo de Bombeiros foram até a região fazer o combate do fogo que atingiu os barcos. Ainda não há confirmação sobre o que motivou a explosão, mas a suspeita é que tenha relação com manuseio de combustível.
Deficiente que carregava 2,6 kg de droga amarrados nas pernas é preso pela PRF
Segundo o major Manoel Nunes, do Corpo de Bombeiros, até por volta das 16h, duas pessoas feridas foram atendidas no pronto-socorro do município de Santana.
“Estamos verificando a situação para saber se realmente não tem vítima presa nas embarcações. […] Aqui no local percebemos um odor muito forte de combustível. É provável que nessa embarcação onde iniciou o incêndio possa ter combustível no porão dela. Essa pode ter sido a causa, mas cabe um estudo para verificar”, declarou Nunes.
Ainda de acordo com o major, uma equipe de mergulhadores foi chamada para fazer buscas subaquáticas nas embarcações que ficaram submersas.
Em nota, o governo do Amapá detalhou que as duas vítimas identificadas “receberam os primeiros atendimentos, antes da transferência para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital de Emergência de Macapá. Ambas tiveram cerca de 80% do corpo atingido pelas chamas”.
Ivoti: homem que estuprou e engravidou filha reza ao chegar na delegacia
O governo acrescentou que “uma das vítimas ainda aguarda estabilização para ser transferida para o centro especializado”.
O local da explosão é numa região entre os municípios de Macapá e Santana, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha.
Quando houve a explosão, as embarcações estavam próximas a um posto de combustíveis que funciona em uma balsa, na saída do igarapé para uma grande margem do Rio Amazonas. O empreendimento não foi atingido pelas chamas.
Em nota, a empresa que administra o posto declarou que “foi adotado o procedimento padrão de segurança para o abastecimento da embarcação. Não estando, portanto, vinculada a explosão com a ação realizada no posto”. A empresa acrescentou que “o acidente não ocorreu no momento em que a embarcação estava abastecendo e nem no local onde fica localizada a balsa de combustível”.
Sobe para 24 o número de mortes por gripe no Rio Grande do Sul em 2019