Geral

Base sem rachão é a causa dos buracos na Linha Olinda

09/01/2024 - 13h48min

Atualizada em 09/01/2024 - 13h48min

Secretaria de Obras trabalha para recuperar os buracos na rua dos Imigrantes (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Camada fina de asfalto não está resistindo ao fluxo de veículos pesados

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – A base feita de uma maneira simplória, sem o famoso ‘rachão’, é uma das principais causas do esburacamento da rua dos Imigrantes, na Vila Olinda. O asfalto na localidade tem cerca de três anos, foi feito em três etapas e, em todas elas, quem fez a base foi a Secretaria de Obras comandada pela gestão do ex-prefeito Regis Hahn (Lelo).

Buraco gigante atrapalha motoristas que trafegam entre Nova Petrópolis e Linha Nova (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Com o aumento do fluxo de veículos e a passagem constante de caminhões pesados desde o fechamento da BR-116, a estrada começou a apresentar inúmeros buracos. Esse inclusive é outro dos principais motivos da estrada estar apresentando diversos buracos.

BASE FRACA – O asfaltamento da Linha Olinda aconteceu em três etapas. A primeira em parceria com o DAER, uma parte menor concluída com emenda parlamentar e o trecho feito com o financiamento do Finisa. Os problemas ocorrem em todos os três trechos, mas principalmente na etapa feita através do empréstimo.
Apesar de fotos das obras mostrar a aplicação do rachão antes da pavimentação, alguns lugares onde ocorreram grandes buracos não apontam que tenha sido aplicado o rachão, que são as pedras colocadas para calçar a base. Na foto é possível ver que logo abaixo da camada de asfalto tem terra, o que deixa a estrada muito mais suscetível e mostra que a camada foi aplicada diretamente em cima do saibro que existia na estrada.

Imagem do detalhe mostra a fina camada de asfalto e logo abaixo o saibro antigo da estrada (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Em obras
Na segunda-feira, 8, a Secretaria de Obras começou um trabalho para recuperar os buracos na rua dos Imigrantes. O primeiro local é na curva logo após a fábrica de embutidos, talvez o ponto mais crítico de toda a estrada por ser em uma lomba com curva. O asfalto ao redor do buraco foi cortado e o buraco preenchido com rachão (pedras) para ser feita a base e aplicação da camada de asfalto. A aplicação da camada ainda não tem data para acontecer e depende de fornecedores. Outros locais também receberão a intervenção da Prefeitura para amenizar os problemas da via.

Sair da versão mobile