Geral
Base sem rachão é a causa dos buracos na Linha Olinda
Camada fina de asfalto não está resistindo ao fluxo de veículos pesados
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – A base feita de uma maneira simplória, sem o famoso ‘rachão’, é uma das principais causas do esburacamento da rua dos Imigrantes, na Vila Olinda. O asfalto na localidade tem cerca de três anos, foi feito em três etapas e, em todas elas, quem fez a base foi a Secretaria de Obras comandada pela gestão do ex-prefeito Regis Hahn (Lelo).
Buraco gigante atrapalha motoristas que trafegam entre Nova Petrópolis e Linha Nova (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)
Com o aumento do fluxo de veículos e a passagem constante de caminhões pesados desde o fechamento da BR-116, a estrada começou a apresentar inúmeros buracos. Esse inclusive é outro dos principais motivos da estrada estar apresentando diversos buracos.
BASE FRACA – O asfaltamento da Linha Olinda aconteceu em três etapas. A primeira em parceria com o DAER, uma parte menor concluída com emenda parlamentar e o trecho feito com o financiamento do Finisa. Os problemas ocorrem em todos os três trechos, mas principalmente na etapa feita através do empréstimo.
Apesar de fotos das obras mostrar a aplicação do rachão antes da pavimentação, alguns lugares onde ocorreram grandes buracos não apontam que tenha sido aplicado o rachão, que são as pedras colocadas para calçar a base. Na foto é possível ver que logo abaixo da camada de asfalto tem terra, o que deixa a estrada muito mais suscetível e mostra que a camada foi aplicada diretamente em cima do saibro que existia na estrada.
Imagem do detalhe mostra a fina camada de asfalto e logo abaixo o saibro antigo da estrada (CRÉD. DIVULGAÇÃO)
Em obras
Na segunda-feira, 8, a Secretaria de Obras começou um trabalho para recuperar os buracos na rua dos Imigrantes. O primeiro local é na curva logo após a fábrica de embutidos, talvez o ponto mais crítico de toda a estrada por ser em uma lomba com curva. O asfalto ao redor do buraco foi cortado e o buraco preenchido com rachão (pedras) para ser feita a base e aplicação da camada de asfalto. A aplicação da camada ainda não tem data para acontecer e depende de fornecedores. Outros locais também receberão a intervenção da Prefeitura para amenizar os problemas da via.